Petróleo no mundo: a demanda global e os riscos da commodity
Petróleo e Gás
Petróleo no mundo: um panorama das demandas e dos desafios
Petróleo no mundo é um tema que sempre se mantém nas pautas dos líderes globais. Estima-se que, mundialmente, a demanda por petróleo e gás cresça 24% até 2050, chegando a 374 mboe/d. No Brasil, a produção deve chegar a 5,1 milhões de barris até 2030.
A previsão, publicada pelo Jornal O Globo, é da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Na matéria, Haitham al-Ghais, secretário-geral da organização destaca que:
“A demanda por petróleo está concentrada no mundo em desenvolvimento, impulsionada pela expansão da classe média e pela urbanização… O Brasil é um líder e exemplo de como os países geram sua energia de forma diversificada. Assim como o Brasil, os países da Opep estão investindo em energia para garantir que as demandas sejam atendidas.”
Sabe-se, no entanto, que operações de petróleo e gás podem ser bastante complexas. Há potencial para riscos significativos com necessidade de indenização por danos à obra, aos equipamentos e às pessoas.
Outra relevante ameaça ao setor: as flutuações nas commodities. A volatilidade dos preços de óleo e gás, influenciada por diferentes fatores, deixam as organizações do setor bastante vulneráveis.
Nesse cenário, gerir os riscos é a iniciativa mais estratégica para quem deseja estar mais bem preparado para o imprevisível. Nesse artigo, vamos falar mais sobre isso.
3 etapas da cadeia de suprimentos no setor de petróleo e gás
A cadeia de suprimentos do setor de petróleo e gás é composta por três etapas complementares. Cada uma, no entanto, conta com funções específicas, além de desafios e riscos particulares. São elas:
- Upstream - exploração de campos e recursos naturais, seguida da produção;
- Midstream - transporte dos produtos extraídos até pontos de processamento, seguido do armazenamento da produção; e
- Downstream - refino, distribuição e comércio do que foi coletado.
Principais riscos no setor de petróleo e gás
As dinâmicas no setor de petróleo e gás são bastante complexas e arriscadas. Essa realidade demanda um alto grau de foco tanto de quem conduz as atividades quanto de quem protege as ações. É com essa precaução que as empresas se tornam melhores ao combater uma adversidade ou se recuperar dela.
É preciso mitigar danos ambientais, operacionais e financeiros. A operação também precisa manter a conformidade com as leis desse setor, que é altamente regulamentado. É muito importante, ainda, reduzir as chances de danos à segurança e à saúde das pessoas.
O que é Seguro Riscos de Petróleo e Gás
O Seguro Riscos de Petróleo e Gás oferece proteção contra perdas e danos a bens, equipamentos, obras e construções offshore. Esses eventos podem ocorrer durante as fases de prospecção, exploração e produção.
Também protege terceiros por meio do recurso de Responsabilidade Civil. A cobertura se dá tanto no mar (offshore) quanto em terra (onshore).
Quem pode contratar essa proteção?
A proteção pode ser contratada por organizações envolvidas nas diferentes etapas da cadeia de suprimentos do setor de petróleo e gás. Nesse sentido, falamos de:
- Operadores - empresas que exploram, extraem, produzem, refinam ou distribuem os produtos; e
- Prestadores de serviço ou subcontratados - companhias que constroem plataformas, fornecem equipamentos e prestam diferentes tipos de serviços complementares.
Quais são as coberturas do Seguro Riscos de Petróleo e Gás?
A cobertura do Seguro Riscos de Petróleo e Gás pode ser bastante ampla e completa. Tudo vai depender das perdas e dos danos que o segurado deseja mitigar. É possível ter proteção contra:
1. Danos materiais
Cobre avarias a instalações, equipamentos, maquinários e veículos que façam parte da operação de extração ou produção dos itens.
2. Despesas extras do operador
Cobre os custos adicionais relacionados à exploração e produção de um poço. Protege desde a perfuração até o fechamento do mesmo, tanto onshore (em terra) quanto offshore (em mar). Pode, ainda, cobrir poluição súbita, reperfuração, infiltração e limpeza.
3. Construções offshore
Concede cobertura abrangente para os diversos riscos associados a projetos de construção offshore. Cobre os danos físicos e a responsabilidade civil que tenham relação com o projeto. Como exemplo, listamos abaixo algumas estruturas que podem ser cobertas:
- Plataformas fixas, semissubmersível;
- Tubulações, umbilicais e risers;
- Plataformas do tipo FPSO, FSO e navio sonda; e
- Sistema de produção submarina.
4. Responsabilidade civil
Nesse caso, o objetivo é reparar perdas físicas e materiais a terceiros. Pode ser um prejuízo ao meio ambiente. Também cobre danos à vida, saúde ou propriedade de terceiros. Isso inclui colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores.
5. Perda de receita e/ou produção
Reembolsa o Segurado caso ocorra uma redução ou interrupção inesperada de produção em razão de um sinistro previsto na apólice. Essa cobertura deve ser contratada juntamente com “Danos Materiais” e “Despesas Extras do Operador”.
6. Processo de descomissionamento
Cobre perdas e danos durante os procedimentos de desativação e remoção de plataformas, embarcações, instalações e equipamentos. Abrange desde a desmontagem da infraestrutura, ainda no mar, até a descarga final em estaleiros.
Escolha o corretor e a seguradora com estratégia
Contratar um seguro é muito mais do que formalizar uma apólice. Deve ser o acesso à escolha da proteção adequada e de um gerenciamento de riscos eficiente. Tem a ver com a garantia de suporte em caso de necessidade ou dúvida.
Tudo isso é ainda mais importante em um cenário de riscos complexos e de grandes proporções. Por essa razão, recomendamos que a escolha da seguradora seja uma ação estratégica. E, na dúvida, recomendamos optar pela organização que possa oferecer:
- soluções sob medida para cada movimento do seu negócio;
- profundo conhecimento do seu ramo de atividade;
- anos de experiência no mercado segurador;
- equipe preparada e acessível; e
- atuação global.
Na Sompo, somos especialistas em proteger suas responsabilidades e temos uma solução para cada movimento do seu negócio. Para saber mais, entre em contato.
Compartilhe:
Relacionados
Compartilhe: