Quais as vantagens do Seguro Empresarial?
Empresarial
Seguro Empresarial: uma ferramenta estratégica para proteger e impulsionar o negócio
O Seguro Empresarial, assim como outras proteções corporativas, não existe apenas para reparar perdas e danos. É um recurso estratégico que permite que companhias de diferentes portes e segmentos se recuperem de possíveis adversidades com rapidez e eficiência.
Essa medida preventiva é vital para proteger não apenas patrimônios, operações e reputações. Ela garante a tranquilidade dos líderes de negócio. Mitiga o comprometimento de tudo o que já foi construído por uma empresa. E, nesse artigo, vamos te mostrar como isso é possível.
O que é Seguro Empresarial?
O Seguro Empresarial foi desenvolvivo para proteger os bens, a estrutura e a operação de um negócio. Essa proteção financeira integra a categoria de "seguros compreensivos". Isso quer dizer que possui flexibilidade para agrupar diversas coberturas em uma única apólice.
Daí vem a necessidade de contratar a proteção com corretora e seguradora que tenham conhecimentos sólidos em seguros corporativos. Dessa forma, garante-se a cobertura adequada, além da rapidez na liquidação de sinistros e renovação simplificada e ágil.
Quais são as coberturas disponíveis?
O Seguro Empresarial oferece proteção contra prejuízos financeiros causados por uma série de riscos. Esses eventos inesperados, que podem comprometer a continuidade das atividades, são divididos em duas categorias de coberturas:
- Básica - que indeniza contra perdas e danos causados por incêndios, quedas de raios, implosões e explosões;
- Adicional - prejuízos causados por danos elétricos, vendaval, furacão, ciclone, tornado, queda de aeronaves, impacto de veículos, fumaça, roubo ou furto qualificado, quebra de vidros, lucros cessantes, despesas fixas e danos a equipamentos eletrônicos, móveis ou estacionários.
Limite Máximo de Garantia: entenda o papel dessa cláusula
O Limite Máximo de Garantia (LMG) é uma cláusula que determina o valor máximo que a seguradora se compromete a indenizar o segurado durante a vigência da apólice. Algo que deve ser definido com planejamento e estratégia e pode variar entre R$10 milhões e R$100 milhões.
Por que os setores de comércio, serviços e indústria têm contratado essa proteção
O Seguro Empresarial é recomendado para qualquer tipo de negócio. O pré-requisito básico é contar com patrimônio, operação e exposição a riscos. Porém, notamos que, entre os clientes Sompo, três setores reúnem o maior número de segurados.
No comércio, as atividades não podem parar
Seja no atacado ou no varejo, o dia a dia do comerciante é intenso. Trata-se de uma rotina que inclui entrada e saída de mercadorias, atendimento ao cliente e gestão de equipe e fluxo de caixa. Isso para citar apenas algumas das muitas atividades diárias.
Nessa dinâmica, diferentes riscos podem comprometer o bom funcionamento ou a continuidade do negócio. Podem ser danos estruturais, prejuízos ao estoque, lucros cessantes ou perdas e danos a terceiros, por exemplo.
Em serviços, nada pode abalar a relação de confiança com o cliente
No setor de serviços, a busca é por conquistar a confiança e atenção dos clientes. Essa é a realidade em clínicas, consultórios, salões de beleza, academias e escritórios, entre outros estabelecimentos. Dessa forma, é fundamental ter proteção financeira contra perdas e danos que possam forçar a interrupção do atendimento a essas pessoas.
Essa precaução é importante para mitirar os prejuízos financeiros e reputacionais que estão por trás dos imprevistos. Nesse caso, nos referimos a curtos-circuitos, falhas elétricas, danos a equipamentos ou problemas estruturais. É estratégico poder garantir a continuidade administrativa mesmo diante de uma pausa operacional.
Na indústria, momento de ociosidade são extremamente prejudiciais
O tempo é um ativo valioso quando é preciso transformar matérias-primas em produtos para consumo ou uso. Por essa razão, é recomendado que indústrias de todos os portes contem com recursos para mitigar perdas e danos de sinistros que possam comprometer ou paralisar a produção.
Aqui, nos referimos a diferentes vulnerabilidades que rondam os parques fabris. Podem ser falhas elétricas em maquinários, acidentes na linha de produção ou um sinistro estrutural. São eventos que podem resultar em tempo ocioso ou cessas faturamento e lucro.
O Seguro Empresarial na prática
O Seguro Empresarial antige seu melhor potencial de proteção quando as coberturas da apólice são definidas de maneira estratégica e personalizada. Isso quer dizer que há a necessidade de fazer escolhas com base nos desafios e nas vulnerabilidades de cada negócio.
Para explicar melhor, listamos a seguir três exemplos práticos:
Incêndio em um estabeleciento do comércio
Vamos pegar como exemplo uma loja de roupas localizada em um shopping. Durante a madrugada, a instalação é vítima de um incêndio, que compromete o estoque e impossibilita a reabertura imediata.
Nesse caso, o Seguro Empresarial pode oferecer indenização pelos danos à estrutura física da unidade. O comerciante recebe, ainda, ressarcimento para os lucros cessantes. Dessa forma, consegue manter o pagamento dos funcionários e do aluguel até a reabertura.
Alagamento em um empreendimento de serviços
Imagine que fortes chuvas tenham alagado um coworking. O evento danificou instalações elétricas, equipamentos e móveis do local. Isso impediu que o estabelecimento retomasse as atividades imediatamente após o evento.
Com o Seguro Empresarial, o proprietário tem o apoio financeiro necessário para cobrir os reparos. Caso o imóvel não possa ser recuperado, há cobertura de despesas de instalação em um novo local. Assim, as atividades podem ser retomadas com tranquilidade.
Curto-circuito em uma unidade da indústria
Uma indústria têxtil está sujeita a sofrer um curto-circuito que danifique parte das máquinas de produção. Mas se a companhia contar com o Seguro Empresarial, poderá consertar ou trocar os equipamentos avariados. Pode, ainda, estar cobertura contra lucros cessantes, mantendo seus compromissos financeiros até o restabelecimento da produção.
Como você pode notar, de maneira geral, seguros corporativos não são apenas um custo ou item do Plano de Gestão de Riscos. São ferramentas vitais para a sustentabilidade, o crescimento e a continuidade dos negócios. Protegem patrimônios, operações e pessoas.
Então, diante da necessidade de proteger cada movimento do seu negócio, faça escolhas com o apoio de profissionais capacitados e especializados. Os especialistas da Sompo estão à disposição para te apoiar nessa jornada estratégica. Consulte seu corretor e entre em contato.
Compartilhe:
Relacionados
Compartilhe: