Seguro RD Equipamentos: proteção ao negócio
RD Equipamentos
Seguro RD para Equipamentos Agrícolas: perspectivas da área para 2023
O Seguro RD para equipamentos agrícolas segue como uma proteção muito demandada. Isso porque o mercado de máquinas e equipamentos deve permanecer aquecido até o final de 2023. De acordo com dados da Anfavea, neste ano devem ser vendidas 101 mil máquinas autopropulsadas. Destas, 65 mil são agrícolas e 36 mil classificam-se como rodoviárias.
O volume previsto é inferior às 105 mil unidades vendidas em 2022. No entanto, supera os registros de 2021, quando foram vendidas 85.667 unidades. Lembrando que um dos fatores que impulsiona esse cenário positivo é o agronegócio. Isso porque o setor deve responder por 24,5% do PIB Brasil em 2023, como indicam dados do Cepea e da CNA.
Vale destacar que, no começo de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comemorou uma conquista significativa do setor. Trata-se da abertura de 26 mercados para diferentes produtos da agronegócio brasileiro nos primeiros meses do ano. Poderão ser exportadas carnes bovinas e suínas processadas.
Quer saber mais sobre as forças que têm movido a venda de máquinas e equipamentos? Então não deixe de ler esse artigo.
Construção civil unida ao agronegócio na movimentação desse mercado
A agricultura é uma das principais fontes de riqueza do Brasil. O setor é fundamental para o País tanto do ponto de vista econômico quanto social e ambiental. Dessa forma, é natural que o agronegócio seja um dos principais responsáveis pelo aumento das vendas de máquinas e equipamentos.
A construção civil, por sua vez, também se destaca pelo alto consumo de escavadeiras, guindastes e betoneiras, entre outros maquinários. E isso deve se manter com os dados positivos do setor. No mês de junho, ele foi o terceiro maior gerador de postos, com 20,9 mil carteiras assinadas. Os dados são Ministério do Trabalho e Emprego.
Quanto mais máquinas vendidas, maior é a necessidade de proteção
À medida em que diferentes setores da economia investem na compra de equipamentos de alto valor, cresce a necessidade de proteger esse patrimônio. Isso porque os proprietários desses itens necessitam tanto evitar interrupções nas operações quanto mitigar riscos financeiros.
Isso explica a expansão do Seguro RD Equipamentos. Em 2022, a solução movimentou cerca de R$ 8,1 bilhões em prêmios, representando crescimento de 30,6% na comparação com 2021. Entre janeiro e junho de 2023, os prêmios de seguro somaram R$ 4,3 bilhões. O valor representa um aumento de 22,5%, na comparação com o primeiro semestre de 2022.
Sinistros mais comuns em máquinas e equipamentos
Prejuízos relacionados a máquinas e equipamentos são mais comuns do que se pode imaginar. Isso se deve aos diferentes riscos que rondam a construção civil, a indústria e o comércio. Em atividades rurais e no setor de serviços os bens também estão vulneráveis.
São perdas e danos que não se limitam a falhas internas ou mau uso. Podem, também, estar relacionadas a fatores externos. Alguns acontecimentos são imprevisíveis e graves. Por essa razão, na contratação do seguro com a Sompo, o segurado pode escolher entre diferentes coberturas, como:
- danos durante o transporte de equipamentos móveis;
- responsabilidade civil;
- quebra de vidros;
- danos elétricos;
- queda de raio;
- tombamento;
- explosão;
- incêndio;
- vendaval;
- colisão;
- roubo; e
- furto.
5 medidas simples para conservar máquinas e equipamentos
Você conhece bem os altos custos envolvidos na aquisição de máquinas e equipamentos, não é mesmo? A paralisação para conserto ou perda desses bens pode significar prejuízos financeiros. Mas, além disso, pode representar queda de produtividade. Daí vem a necessidade de zelar pelo bom funcionamento dos itens.
Aqui no nosso portal, a página dedicada ao Seguro RD Equipamentos reúne nossas cartilhas de prevenção de riscos. São orientações para evitar incêndios, avarias e acidentes, além de roubo e furto. Lá, também compartilhamos recomendações detalhadas quanto à limpeza e conservação.
Com base nesse material, destacamos a seguir um resumo de cinco medidas simples que contribuem para a conservação de máquinas e equipamentos. São elas:
1. Treinamento da equipe
Um operador bem treinado sabe usar a máquina corretamente. Isso ajuda a evitar desgastes desnecessários e falhas prematuras. Também auxilia esse profissional a identificar, de maneira rápida, problemas de funcionamento do item.
2. Limpeza do maquinário
Um motor limpo funcionará mais frio. Isso, além de agregar eficiência à máquina ou ao equipamento, reduz as chances de incêndio e pane. Por isso, a cada início de expediente, garanta que não tenha acúmulo de sujeira em peças e compartimentos.
3. Paradas estratégicas
Mesmo os equipamentos mais modernos não devem operar de maneira ininterrupta sem supervisão. O mais correto é fazer paradas estratégicas para checar itens de segurança. Essa atitude proativa contribui para a ampliação da vida útil do item.
4. Inspeções periódicas
Programe avaliações detalhadas do funcionamento e das condições de segurança do maquinário da sua empresa. Isso, além de garantir o bom funcionamento dos itens, também evita falhas graves.
5. Manutenção preventiva
Siga as instruções do fabricante com relação à avaliação das condições de mangueiras, conexões, sistemas e outras partes do equipamento. Rastreie a existência de danos em fios, vazamentos ou necessidade de reparos e substituições.
O papel do corretor de seguros no setor de equipamentos agrícolas
Os dados sobre o aumento da venda de maquinários são indicativos importantes para o corretor de seguros. Tratam-se de evidências de que há oportunidades de negócios a serem exploradas por meio da venda de Seguro RD Equipamentos. Porém, as negociações têm mais chance de sucesso se o profissional focar em:
Conhecimento
É fundamental que o corretor de seguros conheça o setor de máquinas agrícolas e não-agrícolas para oferecer um atendimento consultivo. Dessa forma, consegue propor o que o cliente precisa e não apenas o que deseja. Tem, ainda, mais capacidade para orientar o segurado sobre boas práticas de gerenciamento e gestão de riscos.
Integração
Ao atuar em conjunto com a seguradora no atendimento ao segurado, o corretor amplia a sua atuação. Afinal, é com esse suporte integrado que uma série de ocorrências pode ser evitada. É, ainda, nessa união de forças que se garante ao cliente uma experiência ágil, eficiente, transparente e segura.
De que forma o Seguro RD para equipamentos agrícolas amplia os negócios do corretor?
O Seguro RD para equipamentos agrícolas é uma via estratégica para que os corretores ampliem sua carteira de clientes. Também viabiliza o aumento do número de negócios fechados. Isso é possível porque:
- Abre portas de importantes setores da economia brasileira - como agronegócio, construção civil, indústria, comércio e serviços;
- Permite a oferta de soluções integradas aos segurados - ou seja, oferecer proteção para todo o negócio e não apenas para questões específicas;
- Posiciona o corretor como especialista em seguros corporativos - e isso é um diferencial importante para ganhar credibilidade no mercado;
- Estimula relacionamentos duradouros - com produtos de qualidade, ofertas integradas e especialização fica mais fácil conquistar a confiança do cliente.
Para a Sompo, o corretor não é um simples intermediador entre a seguradora e o segurado. É um parceiro estratégico. É uma fonte de excelentes ideias para melhorarmos produtos e serviços. É quem nos apoia na missão de permitir que nossos clientes possam gerir seus negócios com tranquilidade.
Nós temos soluções para cada movimento de empresas de todos os portes e segmentos. Fale conosco.
Compartilhe:
Relacionados
Compartilhe: