Equipamentos agrícolas: perspectivas da área para 2023
RD Equipamentos
Seguro RD Equipamentos: perspectivas da área para 2023
O mercado de máquinas e equipamentos agrícolas e não-agrícolas deve permanecer aquecido até o final de 2023. De acordo com projeção da Anfavea, somente neste ano espera-se que sejam vendidas 101 mil máquinas autopropulsadas, sendo 65 mil agrícolas e 36 mil rodoviárias. O montante é inferior às 105 mil unidades comercializadas em 2022, porém supera os registros de 2021, quando foram vendidas 85.667 unidades.
Um dos propulsores desse cenário positivo é o agronegócio, com perspectiva de responder por 24,5% do PIB Brasil em 2023, conforme aponta o mapeamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que estão divulgados no portal do Canal Rural. Vale destacar que, no começo de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comemorou uma conquista bastante significativa do setor: a abertura de 26 mercados para diferentes produtos da agropecuária brasileira nos primeiros meses do ano.
Outras áreas de oportunidade
Há, também, previsões positivas para o setor da construção civil, que no mês de junho foi considerado o terceiro maior gerador de postos com 20,9 mil carteiras assinadas, principalmente em obras de infraestrutura. À frente, estavam apenas o setor de serviços (76,4 mil postos formais) e a agropecuária (27,1 mil), como mostram os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Há oportunidades na indústria, no serviço e no comércio, além da construção e do agro.
Esses e outros dados são indicativos importantes de que o corretor de seguros tem um amplo campo de atuação e muitas oportunidades de negócios no segmento de RD Equipamentos. Assim como as atividades econômicas em que as máquinas e equipamentos agrícolas e não-agrícolas são utilizadas, a área de RD Equipamentos está em plena expansão e registrou um crescimento de 30,6% em 2022, movimentando cerca de R$ 8,1 bilhões em Prêmios de Seguro. O mercado segue aquecido e, no primeiro semestre de 2023, esse ramo arrecadou R$ 4,3 bilhões em Prêmios de Seguros, o que representa uma evolução de 22,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O papel do Corretor de Seguros no setor de equipamentos agrícolas
Outro ponto a ser considerado é relevância de o corretor de seguros conhecer o setor de máquinas agrícolas e não-agrícolas para que possa prestar o serviço de venda consultiva, bem como orientar o cliente sobre a relevância de adotar medidas de prevenção e gestão de riscos. Isso porque, com o suporte integrado do corretor de seguros e da seguradora, uma série de ocorrências pode ser evitada, o que minimiza o risco de perdas significativas financeiras e de produção em decorrência de uma eventual inoperância de maquinário de alto valor agregado.
Vale considerar que os danos em máquinas e equipamentos usados na construção civil, indústria, serviço, comércio ou atividade rural são mais comuns do que se possa imaginar e vão além do simples roubo ou furto. São ocorrências que vão desde o incêndio decorrente de causas como falta de limpeza, manutenção preventiva, calor excessivo ou palha seca numa colheitadeira; colisão (batida) em obstáculos em solo (como tocos ou pedras, por exemplo) para colheitadeira de grãos e plataformas de corte e milho, sinistros em equipamentos em operação próximo a água (praias, margens de rios, represas, canais, lagos e lagoas) até o tombamento de maquinário durante transporte por conta de falha na amarração ou utilização de caminhão não adequado para essa finalidade, entre outros ofensores.
Como estar preparado para este mercado?
Estar preparado para o atendimento ao cliente que precisa do seguro RD Equipamentos permite ao corretor não só rentabilizar sua carteira com a oferta dessa e outras coberturas (como seguro de propriedades, engenharia e outros), mas também agregar valor e fidelizar o segurado ao assumir a posição do especialista que vai contribuir na gestão de todos os riscos daquela atividade comercial.
Compartilhe:
Relacionados
Compartilhe: