RD Equipamentos

Seguro RD Equipamentos: perspectivas da área para 2023

O mercado de máquinas e equipamentos agrícolas e não-agrícolas deve permanecer aquecido até o final de 2023. De acordo com projeção da Anfavea, somente neste ano espera-se que sejam vendidas 101 mil máquinas autopropulsadas, sendo 65 mil agrícolas e 36 mil rodoviárias. O montante é inferior às 105 mil unidades comercializadas em 2022, porém supera os registros de 2021, quando foram vendidas 85.667 unidades.

Um dos propulsores desse cenário positivo é o agronegócio, com perspectiva de responder por 24,5% do PIB Brasil em 2023, conforme aponta o mapeamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que estão divulgados no portal do Canal Rural. Vale destacar que, no começo de agosto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comemorou uma conquista bastante significativa do setor: a abertura de 26 mercados para diferentes produtos da agropecuária brasileira nos primeiros meses do ano.

Há, também, previsões positivas para o setor da construção civil, que no mês de junho foi considerado o terceiro maior gerador de postos com 20,9 mil carteiras assinadas, principalmente em obras de infraestrutura. À frente, estavam apenas o setor de serviços (76,4 mil postos formais) e a agropecuária (27,1 mil), como mostram os dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Há oportunidades na indústria, no serviço e no comércio, além da construção e do agro

Esses e outros dados são indicativos importantes de que o corretor de seguros tem um amplo campo de atuação e muitas oportunidades de negócios no segmento de RD Equipamentos. Assim como as atividades econômicas em que as máquinas e equipamentos agrícolas e não-agrícolas são utilizadas, a área de RD Equipamentos está em plena expansão e registrou um crescimento de 30,6% em 2022, movimentando cerca de R$ 8,1 bilhões em Prêmios de Seguro. O mercado segue aquecido e, no primeiro semestre de 2023, esse ramo arrecadou R$ 4,3 bilhões em Prêmios de Seguros, o que representa uma evolução de 22,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Outro ponto a ser considerado é relevância de o corretor de seguros conhecer o setor de máquinas agrícolas e não-agrícolas para que possa prestar o serviço de venda consultiva, bem como orientar o cliente sobre a relevância de adotar medidas de prevenção e gestão de riscos. Isso porque, com o suporte integrado do corretor de seguros e da seguradora, uma série de ocorrências pode ser evitada, o que minimiza o risco de perdas significativas financeiras e de produção em decorrência de uma eventual inoperância de maquinário de alto valor agregado.

Vale considerar que os danos em máquinas e equipamentos usados na construção civil, indústria, serviço, comércio ou atividade rural são mais comuns do que se possa imaginar e vão além do simples roubo ou furto. São ocorrências que vão desde o incêndio decorrente de causas como falta de limpeza, manutenção preventiva, calor excessivo ou palha seca numa colheitadeira; colisão (batida) em obstáculos em solo (como tocos ou pedras, por exemplo) para colheitadeira de grãos e plataformas de corte e milho, sinistros em equipamentos em operação próximo a água (praias, margens de rios, represas, canais, lagos e lagoas) até o tombamento de maquinário durante transporte por conta de falha na amarração ou utilização de caminhão não adequado para essa finalidade, entre outros ofensores.

Estar preparado para o atendimento ao cliente que precisa do seguro RD Equipamentos permite ao corretor não só rentabilizar sua carteira com a oferta dessa e outras coberturas (como seguro de propriedades, engenharia e outros), mas também agregar valor e fidelizar o segurado ao assumir a posição do especialista que vai contribuir na gestão de todos os riscos daquela atividade comercial.

Compartilhe:

WhatsAppLinkedInFacebookEmailCopy Link
Artigos

Relacionados

Identifique riscos empresariais e proteja seu negócio

Saiba mais

Evite prejuízos com a falha funcional de equipamentos

Saiba mais

Vantagens e benefícios do Seguro Responsabilidade Civil Obras e Riscos de Engenharia

Saiba mais

Fale com a Sompo

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.