ORIENTAÇÕES – AVISO DE SINISTRO

O que é um sinistro?

Entende-se como sinistro o acontecimento do evento previsto no contrato de seguro, que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado.

Quando avisar um sinistro?

Assim que tenha conhecimento da ocorrência do sinistro e quando os prejuízos superarem o valor da franquia contratada na apólice de seguro, caso haja.

Para avisar o seu sinistro, acesse a opção desejada e confira as orientações.

Em casos de Sinistro Terceiro do seguro Auto, basta clicar no botão abaixo:

Abertura de Sinistro Terceiro

 

Sompo Auto

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante realizar a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Não inicie reparos dos danos sem prévia autorização da Sompo, para não se caracterizar como reparo à revelia(reparo por conta própria).

O segurado tem a opção de escolher uma oficina da rede referenciada Sompo onde o mesmo irá contar com a qualidade e garantia de 6 meses nos reparos realizados, além da possibilidade de escolha de um benefício sendo:

Desconto de 20% na franquia limitado a R$200,00, ou 7 dias corridos de carro reserva.

Perda Parcial – São os sinistros que apresentam valor de orçamento até o limite de 75% do valor do veículo na tabela FIPE ou de mercado, e são passíveis de reparo.

Perda Total – São os sinistros que apresentam valor de orçamento igual ou acima de 75% do valor do veículo na tabela FIPE ou de mercado e/ou com danos que comprometam a estrutura do veículo, sendo caracterizados como Indenização Integral, sem possibilidade de reparos.

 

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Clique aqui e acesse outras orientações de Sinistro Auto

Abertura e acompanhamento de sinistro
Abertura de sinistro terceiro

Benfeitorias

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Equipamentos de Mobilidade

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Formulários:

 

Sompo Condomínio

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Abertura e acompanhamento de sinistro

Atenção: a Sompo Seguros poderá solicitar outros documentos necessários à comprovação dos prejuízos.

Sompo Empresarial (Segmentado, Simplificado e Super)

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Abertura e acompanhamento de sinistro

Sompo Equipamentos

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

 

Lista de documentos necessários para o aviso:

 

Formulários:

 

Modelos preenchidos:

 

Sompo Habitacional

Para avisar seu sinistro entrar em contato com a Instituição Financeira, Associação e/ou Incorporadora do seu Financiamento, ou entre em contato com nossa Central de Atendimento:

Grande São Paulo – 11 3156 2990
Demais Localidade – 0800 77 19 119
Deficiente Auditivo e de Fala – 0800 77 19 759

Formulários:

Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Física

Formulário de Informações Cadastrais – Pessoa Jurídica

 

Atenção: a Sompo Seguros poderá solicitar outros documentos necessários à comprovação dos prejuízos.

Sompo Garantia

Para avisar seu sinistro entre em contato com nossa Central de Atendimento:

Grande São Paulo – 11 3156 2990
Demais Localidades – 0800 77 19 119
Deficiente Auditivo e de Fala – 0800 77 19 759

Passo a passo:

  1. Aviso de Sinistro detalhando a ocorrência
  2. Cópia do Ofício (com data de recebimento) comunicando a Instauração do Processo Administrativo e/ou a aplicação da medida punitiva (pagamento de multa);
  3. Cópia integral do processo administrativo que documentou a inadimplência do Tomador;
  1. Cópia do contrato administrativo celebrado entre o Tomador e Segurado e de todos os seus termos aditivos e anexos (sejam eles pertencentes aos aditivos ou ao contrato em si), caso haja;
  2. Planilhas ou outros documentos que identifiquem: i) Saldo contratual em favor do Tomador, bem como valores eventualmente retidos pelo Segurado, acompanhados das correspondentes notas fiscais; ii) Prejuízos sofridos pelo Segurado, acompanhados de seus respectivos comprovantes;
  3. Cópias de correspondências, ofícios, notificações, e-mails trocados entre o Segurado e o Tomador, além de atas de eventuais reuniões realizadas a respeito dos inadimplementos cometidos;
  1. Em caso de reclamação trabalhista, cópia completa do processo (citação com data, inicial, contestação, documentos juntados pelo autor no processo e sentença – se tiver) e todos os dados de contato do Tomador;
  2. Ficha de Registro de Empregado, CAT e cópia do contrato de trabalho ou respectivo documento e/ou cópia da CTPS (dados, contrato de trabalho e página seguinte) do empregado.

 

Penhor Rural

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Sompo Residencial

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Lista de documentos necessários para o aviso:

Formulários:

Abertura e acompanhamento de sinistro

 

 

Sompo Responsabilidade Civil

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Abaixo segue a lista de documentos iniciais para análise do processo:

  • Aviso de Sinistro detalhando a ocorrência
  • Reclamação formal por parte do(s) Terceiro (s) informando a natureza dos danos e suas possíveis consequências;
  • Boletim de Ocorrência, quando aplicável;
  • Em caso de ação judicial, cópia completa do processo (citação com data, inicial, contestação, documentos juntados pelo autor no processo e sentença – se tiver);
  • Ficha de Registro de Empregado, quando aplicável;
  • CAT, quando aplicável;
  • Contrato de trabalho, quando aplicável.

Sompo Riscos de Engenharia

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Abaixo segue a lista de documentos iniciais para análise do processo:

  • Relação dos itens sinistrados;
  • Orçamentos para reparação e reposição dos itens sinistrados;
  • Comprovante de preexistência, quando aplicável;
  • Laudo pericial, quando aplicável;
  • Certidão do registro policial da ocorrência, quando aplicável;
  • Certidão do Instituto de Meteorologia, quando a causa do sinistro for fenômeno da natureza;
  • Planilha com o detalhamento do preço do contrato para implantação do empreendimento, com os custos unitários e descrição dos serviços contratados; e
  • Outros documentos poderão ser solicitados se necessários para a regulação do sinistro.

 

Sompo Riscos Nomeados e Operacionais

Orientações Gerais:

Sempre que houver um sinistro, é muito importante comunicar à seguradora imediatamente após a ocorrência.

Importante preservar os vestígios da ocorrência e os bens danificados até que a vistoria seja feita, ou que ocorra orientação da Sompo para o descarte.

Os reparos dos danos não devem ser iniciados sem a prévia autorização da Sompo, isso pode implicar na cobertura do sinistro.

Abaixo segue a lista de documentos iniciais para análise do processo:

  • Relação dos itens sinistrados;
  • Orçamentos para reparação e reposição dos itens sinistrados;
  • Comprovante de preexistência, quando aplicável;
  • Laudo pericial, quando aplicável;
  • Certidão do registro policial da ocorrência, quando aplicável;
  • Certidão do Instituto de Meteorologia, quando a causa do sinistro for fenômeno da natureza;
  • Outros documentos poderão ser solicitados se necessários para a regulação do sinistro.

Sompo Transportes

SOS Cargas – Central de Atendimento 24h, exclusiva para comunicações de Sinistros de Transportes em todo o território nacional.

Equipe Técnica altamente capacitada e treinada para adotar as providências necessárias, de acordo com o tipo de ocorrência.

Acionamento de prestadores para atendimento “in loco”. Controle e Monitoramento desde o acionamento até a efetiva chegada ao local do sinistro.

Acionamento de Pronta Resposta para preservação da carga em sinistros de maior complexidade – ações em conjunto com a Central de Gerenciamento de Riscos a fim de minimizar a exposição da carga / marca dos clientes / risco de saques das mercadorias.

Posicionamento de Sinistros diretamente com os analistas ou através do e-mail: sinistromercadoria@sompo.com.br.

Clique aqui e confira a relação de documentos necessária para cada tipo de sinistro.

Sompo Vida

Orientações Gerais:

Para avisar um sinistro, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, pelos telefones:

Grande São Paulo – (11) 3156-2990

Demais Localidades – 0800-7719-119

Deficiente Auditivo e de Fala – 0800-7719-759

Ou envie um e-mail para aberturadesinistro@sompo.com.br, anexando o formulário abaixo preenchido:

Link formulário de aviso

Após comunicação do sinistro via telefone ou e-mail, os documentos solicitados para análise, deverão ser enviados para o e-mail docsinistropessoas@sompo.com.br, e no assunto é obrigatório informar o número do sinistro. Obs: O número de sinistro contém 6 caracteres numéricos.

Os documentos autenticados ou com reconhecimento de firma, deverão ser digitalizados para evidenciar o selo do cartório.

Somente serão aceitos arquivos nas extensões: JPEG/TIFF/PDF/DOC. Tamanho máximo por arquivo: 4 Megas (4MB), e a capacidade máxima por e-mail é de 30 Megas (30MB).

 

Relação de documentos necessários

Relação de documentos DIT Diárias por Incapacidade Temporária por Acidente ou Doença

Relação de documentos DMHO Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas

Relação de documentos DRC Despesas com a Rescisão Contratual

Relação de documentos IFPTD Invalidez Funcional Permanente por Doença

Relação de documentos Invalidez por Acidente IPA

Relação de documentos MC Morte Cônjuge

Relação de documentos MF Morte Filho

Relação de documentos Morte Acidental

Relação de documentos Morte

Relação de documentos Auxilio Funeral

Relação de documentos Doenças Graves

Relação de documentos Assistência Funeral

Relação de documentos Assistência Funeral Segurado Titular

Relação de documentos Assistência Funeral Segurado Dependente

 

Formulários

Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Física
Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Jurídica
Aviso de Sinistro Morte Natural
Aviso de Sinistro Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas
Aviso de Sinistro Doenças Graves
Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente
Aviso de Sinistro Invalidez por Doença
Aviso de Sinistro Morte Acidental
Aviso de Sinistro Perda de Renda
Termo de Cessão de Direitos
Declaração de Convivência Marital
Guia de Remessa Sinistro Vida 

 

Formulários

 

 

Sompo Seguros S.A.