Agrícola

Inovações tecnológicas na agricultura

Diversas inovações tecnológicas na agricultura têm agregado facilidade, eficiência e produtividade à vida do produtor rural. Nas proximidades do município de Olímpia, interior de São Paulo, por exemplo, uma fazenda de cana-de-açúcar conta com um robô desenvolvido para identificar e exterminar plantas que sejam estranhas ao canavial.

A máquina faz isso de maneira autônoma, equipada com câmera de alta resolução, alimentada por energia solar e seguindo informações de posicionamento no solo via satélite, como detalha uma matéria da Veja Negócios.

O portal da TV Bandeirantes, por sua vez, noticiou que uma agritech brasileira criou um robô capaz de, em uma hora, concluir a plantação de até 1800 mudas de árvores, uma importante inovação para a silvicultura.

Não há dúvidas de que as práticas estão sendo transformadas e que essa transformação está apenas começando.

 

6 tecnologias que têm otimizado a plantação, a colheita e outras rotinas

Existem cerca de 970 startups agro na América Latina. Do total, 83% estão no Brasil, conforme indicam os dados de um estudo da Liga Ventures, divulgado pelo Meio & Mensagem. Esse é um indício de que ainda veremos muitas inovações disruptivas em prol da otimização da plantação, da colheita e do cuidado com o solo e as plantas.

São movimentos de inovações tecnológicas na agricultura que combinam modernas ferramentas com ciência, melhores práticas no campo e conhecimento e habilidades humanas. Nessa esteira, é comum observar o estratégico uso de:

  1. Big data – é esse avançado e eficiente processo de coleta, organização, análise e interpretação de um grande volume de dados que têm ajudado o produtor rural a identificar padrões e prever tendências para decisões mais certeiras;
  2. Sensores – são peças-chave para detectar as condições da plantação, do solo e do clima em tempo real, podendo, por exemplo, acionar mecanismos de irrigação, fertilização ou de aplicação de inseticidas;
  3. GPS – que permite não apenas planejar a plantação e localizar áreas específicas, como também viabiliza a correta navegação de equipamentos por diferentes áreas do campo, seja pelo ar ou por terra;
  4. Drones que do ponto de vista aéreo permite a captação de imagens, a inspeção, o mapeamento e o monitoramento de áreas, a aplicação de fertilizantes no solo e de pesticidas nas plantas;
  5. IoT (Internet das Coisas) – é por meio da conexão de dispositivos à internet que processos têm sido automatizados e operações têm sido monitoradas remotamente; e
  6. Inteligência artificial – uma ferramenta útil para analisar dados, cenários e contextos complexos, com potencial para tomar decisões certeiras por conta própria.
     

O papel estratégico das inovações tecnológicas na agricultura

Inovações tecnológicas na agricultura têm se tornado uma obrigatoriedade em muitos contextos. Nesse sentido, o estudo Monitora Agro, conduzido pelo Talenses Group e a @AgroVen, mapeou que 63% dos líderes do setor afirmam reconhecer que a Inteligência Artificial (IA) tem um impacto relevante nos negócios, gerando vantagem competitiva para as empresas, enquanto 20% acreditam que a IA tem um caráter transformador.

A pesquisa indicou, ainda, que 52% dos agricultores ouvidos acreditam que a adoção de soluções de tecnologia pode gerar um aumento significativo na produtividade e na qualidade da plantação. Já 23% reconhecem que a redução de custos operacionais, o uso mais eficiente dos recursos e o suporte ao planejamento e à tomada de decisão são benefícios tangíveis que incentivam a adoção da IA no setor agrícola.

Considerando que cada lavoura tem a sua especificidade, é imprescindível que a tecnologia seja percebida como uma aliada estratégica nas boas práticas de plantação, colheita e cuidados com as plantas e o solo. Tudo pela busca de eficiência no uso de recursos, sustentabilidade ambiental, aumento da produtividade e redução de custos, além de melhor tomada de decisão.

Quer saber como os produtos Sompo têm contribuído para que os líderes do setor de agricultura tenham tranquilidade para focar na inovação dos seus negócios? Entre em contato.

Compartilhe:

Artigos

Relacionados

AgTech: tendências e desafios no segmento de agronegócio

Saiba mais

Compartilhe:

Fale com a Sompo

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.

Seta