Sompo Seguros recebe Prêmio Nacional de Qualidade de Vida da ABQV
Programa de Qualidade de Vida da seguradora incentiva o protagonismo do colaborador, promove a diversidade e disponibiliza benefícios como horário flexível, programas para a prática esportiva, cabine do cochilo e uso de bermuda todos os dias da semana
A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de ser reconhecida por suas Boas Práticas em Gestão, na Categoria Grande Empresa, pelo XXII Prêmio Nacional de Qualidade de Vida – PNQV, conferido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV, durante solenidade realizada na terça-feira, dia 03 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo (SP). A premiação é conferida anualmente às empresas que tiveram mais evidência na implantação e sustentabilidade dos seus programas de qualidade de vida durante o ano.
“O investimento em capital humano está no centro das estratégias da Sompo Seguros. Nós entendemos que, além de muito bem qualificados, nossos profissionais devem ter a percepção do valor de cada um para companhia. Isso só é conquistado com um planejamento estruturado e um trabalho bem desenvolvido”, considera Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros.
“Esta foi a primeira edição em que decidimos concorrer e já ficamos entre os cases que obtiveram o reconhecimento do PNQV, que é uma premiação de referência em relação às questões de qualidade de vida do trabalhador. Ter a chancela da ABQV, que acompanha as tendências e melhores práticas desenvolvidas pelas organizações é de suma relevância”, complementa Celso Ricardo Mendes, diretor administrativo da Sompo Seguros.
Qualidade de Vida na Sompo
O Programa de Qualidade de Vida da Sompo atualmente em vigor segue o Modelo de Gestão estabelecido em 2018, que definiu as diretrizes que passaram a nortear as ações das lideranças em todos os níveis. Entre elas, estavam “Cuidar da empresa e das pessoas” e “Garantir a igualdade”. “Mesmo que essas já fossem questões que fizessem parte das políticas e cultura da empresa, estabelecê-las como diretrizes fez com que estivessem sempre presentes em qualquer projeto desenvolvido pelas equipes da companhia”, ressalta Roberta Caravieri, superintendente de RH da Sompo Seguros. “Isso também nos trouxe mais subsídios para reforçar as questões relacionadas à qualidade de vida nas comunicações com as lideranças em todas nas nossas unidades”, ressalta.
Uma das características do Programa de Qualidade de Vida da Sompo Seguros é que muitas de ações desenvolvidas incentivam a participação e o protagonismo do colaborador. Também há o entendimento que a questão da Diversidade é um dos direcionadores para promoção do ambiente de trabalho saudável na companhia.
A Sompo Seguros estabeleceu em 2018, as Comissões de Diversidade, que são grupos multidisciplinares formadas na companhia por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo. A companhia conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.
Ao longo dos anos de 2018 e 2019, já foram realizadas iniciativas significativas voltadas às questões de diversidade, como a criação de cursos de libras gratuitos para que colaboradores ouvintes possam aprender a linguagem de sinais, parceria com a Transempregos (entidade que media a contratação de profissionais transgênero), encontros para debater questões relacionadas à diversidade no ambiente interno, desenvolvimento da Declaração de Diversidade e Inclusão, que estabelece diretrizes para estimular um ambiente de respeito, inovação, inclusão e equidade, que garante igualdade de oportunidades a todos, considerando cada um em sua individualidade, respeitando sua dignidade e reconhecendo seus méritos; entre outros.
Outra ação que incentiva o protagonismo dos colaboradores é o Semear o Bem, programa de voluntariado em que a companhia apoia e incentiva projetos de responsabilidade social voltadas às causas de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Por meio da iniciativa, os grupos de colaboradores apresentam propostas sobre iniciativas que pretendem desenvolver. Os selecionados contam com o apoio da companhia, além da orientação e acompanhamento de uma consultoria especializada para que sejam viabilizados de forma profissional e atinjam seus objetivos.
A Sompo Seguros conta também com uma Comissão de Saúde, que faz a gestão da saúde do trabalhador. A companhia conta com ambulatório próprio com médicos, enfermeiras, fisioterapeuta e massoterapeuta, que fazem o acompanhamento regular de pacientes crônicos, oncológicos e gestantes. Exames periódicos identificam os grupos de risco, que são encaminhados para acompanhamento. A Comissão de Saúde avalia os relatórios de sinistralidade para promover e aprimorar os programas de qualidade vida. Por meio desta análise surgiram novos programas como o Alimentação Saudável, Programa de Saúde Mental, gestão do absenteísmo e afastamentos.
Na companhia, os colaboradores também são incentivados à prática de atividades físicas. Além da parceria com a Gympass, que confere aos colaboradores acesso a diferentes modalidades esportivas parcialmente subsidiadas pela empresa, também foi instituído o Sompo Balance, programa em que os funcionários contam com aulas de yoga, pilates e zumba nas dependências da seguradora. Já o Sompo Bike é uma iniciativa por meio da qual os colaboradores podem emprestar sem qualquer custo, bicicletas disponíveis na sede da companhia.
Também foi instituída a jornada flexível, por meio do qual o trabalhador pode entrar mais tarde, sair mais cedo ou escolher fazer entre 1h15 e 2h00 de almoço, desde que cumpra sua jornada diária. Para o horário do intervalo há o Espaço de Convivência, criado para integração e lazer dos colaboradores, com equipamentos de jogos como mesa de sinuca, pebolim e videogame, por exemplo. Outra iniciativa é a Cabine do Cochilo, uma cabine instalada na sede da empresa para que colaboradores possam agendar diariamente uma soneca de 15 minutos.
A iniciativa mais recente foi a flexibilização do dress code da empresa, com a liberação de uso de bermudas todos os dias da semana para todos os funcionários. A novidade foi bem aceita e o engajamento tem sido bem significativo, já que até os altos executivos aderiram ao estilo mais informal.
Reconhecimento
A conquista do PNQV veio para somar a outro reconhecimento recebido pela Sompo Seguros na área de gestão de pessoas. Recentemente, a companhia foi premiada como Empresa Revelação 2019 na lista das 150 Melhores Empresas para Trabalhar a edição 2019, do Guia VOCÊ S/A. A seguradora alcançou o maior Índice de Felicidade do Trabalho medido pelo levantamento entre as empresas que entram pelo ranking pela primeira vez.
“Todo o nosso programa conta com métricas que nos permitem aferir o clima organizacional. Acompanhar e endereçar as sugestões de melhoria de nossos colaboradores também é essencial para aprimorar um ambiente saudável!”, avalia Adriana Martins, coordenadora de Qualidade de Vida da Sompo Seguros.
Sobre a SOMPO
A Sompo Seguros S.A. é uma empresa da Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, fundada no Brasil em 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.
O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.
Informações para a imprensa:
Sompo Seguros
William Parron (wparron@sompo.com.br)
Fones: (11) 3156-1451 / (11) 97241- 4382
Mais informações: /home
Mais informações para a imprensa:
Sompo
Departamento de Marketing / Assessoria de Imprensa
William Parron (wparron@sompo.com.br)
Fone: (11) 97241-4382
Sala de Imprensa da Sompo: /imprensa