Gestão de Riscos

Mercado de seguros corporativos em 2025 e um panorama de 2024

O ano de 2024 foi um período especialmente desafiador para o mercado de seguros corporativos. As empresas do Brasil precisaram de resiliência operacional para driblar mudanças econômicas, políticas e tecnológicas. Segundo dados da CNSeg, até o mês de setembro, foram devolvidos R$ 181 bilhões em indenizações à sociedade. 

Na Sompo foi um período de números bastante positivos, mas, acima de tudo, foi uma jornada em que conseguimos melhorar a forma como fazemos negócio, com tecnologia de ponta, equipe qualificada e proximidade com clientes e corretores. E, assim como todo o mercado segurador, estamos prontos para 2025. 

3 principais desafios enfrentados pelas empresas em 2024 

Por diferentes fatores, o Brasil é um dos países mais desafiadores para empreender. Aqui existe muita oportunidade de negócio, mas também riscos relacionados a burocracias, carga tributária, instabilidade econômica, infraestrutura, logística e crises ambientais. Tudo isso torna imprescindível que as companhias operem com o apoio de seguros corporativos. 

Em 2024, é possível dizer que os desafios das organizações em geral foram três: 

1. Uso massivo da Inteligência Artificial 

Criar soluções de tecnologia que simulem o pensamento humano não é uma iniciativa nova, mas foi em 2024 que a Inteligência Artificial (IA) ingressou no mundo corporativo de maneira significativa. A nova Era trouxe oportunidades de otimização de produtos, serviços e processos, mas desafios de adoção, implementação, uso, segurança de dados e sincronia entre máquina e humano também a acompanham. 

Na Sompo, a IA tem potencializado as ações na nossa área de subscrição. Ela está presente em alguns processos de nossa área de Transportes e seu uso, sempre sob a supervisão humana, deve se expandir em 2025. O objetivo central é:

  • valorizar a inteligência humana ao permitir que as pessoas tenham mais tempo para tomar melhores decisões; 
  • agregar eficiência e agilidade às ações da organização; e 
  • automatizar funções burocráticas e/ ou repetitivas.

2. Mudanças climáticas bruscas

Em 2024, vimos diferentes regiões do Brasil serem impactadas por chuvas, secas, queimadas e calor em níveis extremos. Olhando dados históricos do mercado de seguros corporativos, é possível dizer que há, pelo menos, 30 anos, não haviam registros de catástrofes dessa magnitude.  

Para os próximos anos, especialistas indicam que a tendência, infelizmente, é de intensificação dos eventos adversos, principalmente considerando que a melhora do cenário depende de uma mudança de postura da sociedade como um todo (população, empresas e governo). O que fazer de imediato, então? Recomendamos um robusto Plano de Gerenciamento de Riscos com base em 5 perguntas-chave: 

  1. Quais riscos climáticos podem impactar a operação do meu negócio? 
  2. Quais são as vulnerabilidades da infraestrutura e da operação? 
  3. Quais são as iniciativas existentes para monitorar e prever os eventos climáticos? 
  4. Como mitigar os impactos operacionais e financeiros, além de garantir a continuidade do negócio após uma adversidade? 
  5. Como engajar os colaboradores nas iniciativas de prevenção e remediação dos incidentes?    

3. Surgimento de novos modelos de trabalho 

Solução muito utilizada em tempos de pandemia, o home office não se firmou como um modelo de trabalho para todas as indústrias e funções. É possível, inclusive, notar um movimento de empresas repensando suas jornadas, entre presencial, híbrido ou 100% remoto. Há casos de forte pressão para retorno ao presencial. 

Aqui na Sompo, por exemplo, nosso modelo de trabalho é híbrido. Inclusive, recentemente estivemos entre as 20 Grandes Empresas premiadas na categoria Melhores Práticas – Jornada de Trabalho Flexível 2023, em uma pesquisa da consultoria Great Place to Work (GPTW) que analisou as práticas de aproximadamente 600 empresas. Foi a forma que encontramos de agregar bem-estar ao dia a dia do colaborador, mas sem que a equipe perca a oportunidade de trocas presenciais com líderes e pares. Isso é especialmente importante no nosso setor, que demanda: 

  • Entender a indústria que o cliente atua; 
  • Manter o acompanhamento dos riscos às empresas; 
  • Personalizar produtos e serviços para melhor atender as companhias. 

Qual deve ser o foco das empresas ao contratar seguros corporativos em 2025 

Nossa recomendação é que, em 2025, empresas de todos os portes e segmentos se mantenham atentas aos riscos relacionados a eventos climáticos e à adoção da Inteligência Artificial. Lembrando que tais ameaças podem chegar ao negócio, inclusive, por meio da cadeia de fornecedores. 

Considerando esse cenário, vale destacar que não basta contratar seguros corporativos. É imprescindível que o produto seja contratado de uma seguradora disposta a ser parceira do negócio, com equipe qualificada, estrutura e expertise para oferecer consultoria em Gerenciamento de Riscos para: 

  • aumentar a segurança da companhia; 
  • mitigar a exposição aos riscos; 
  • evitar sinistros; e 
  • reduzir o prêmio da apólice. 

Segmentação de clientes: um diferencial da Sompo no mercado de seguros corporativos 

Em geral, as companhias de seguros comercializam suas soluções de forma “isolada”, ou seja, com foco na oferta de produtos: seguro agrícola para safra e seguro transporte para carga, entre tantos outros exemplos. A Sompo, por sua vez, opera com um diferencial importante em prol da eficiência no atendimento ao segurado: a segmentação de clientes. 

Essa iniciativa se traduz em uma área composta por especialistas nas diferentes atividades econômicas do País. Cada um desses profissionais são conhecedores profundos das necessidades particulares de cada setor da economia. Por essa razão, todos têm mais recursos para apoiar as equipes comerciais e de subscrição da seguradora. O objetivo é agregar mais customização a produtos, serviços e atendimentos. 

Na segmentação de clientes, as análises são personalizadas. Levam em conta pesquisas de mercado e tendências nacionais e globais. Também consideram as oportunidades, os desafios e as especificidades do negócio de cada segurado. Afinal, dentro do segmento de transportes, por exemplo, há segurados que, além de proteção de carga, precisam também de amparo para contratos com terceiros e operação nos armazéns. 

Todos se beneficiam com esse novo modelo de operação da Sompo 

Quando a companhia de seguros corporativos migra o foco de “oferta de produtos” para “ofertas de soluções baseadas nos riscos associados ao segmento de atuação do cliente”, todos os envolvidos no processo de compra e venda das proteções são beneficiados: 

Cliente 

Por meio de suporte especializado, que vai identificar de maneira mais adequada os riscos associados ao próprio negócio, o cliente desfruta de mais segurança e satisfação na contratação do seguro corporativo e durante toda a vigência da apólice. Além disso, terá a tranquilidade de saber que sua gestão de riscos e suas soluções em proteção estão centralizadas em uma única seguradora. 

Corretor de seguros 

Com a segmentação de clientes, o corretor de seguros tem a oportunidade de fidelizar segurados e expandir sua atuação para novos ramos. Isso acontece pela capacidade de, com o suporte da Sompo, avaliar holisticamente cada cliente. Tudo com simplicidade e centralização de gestão de riscos e planos de seguros em uma única seguradora. 

Equipe Sompo 

Por meio da segmentação de clientes, a equipe da Sompo, junto com o corretor de seguros, pode estudar todos os riscos do segurado para apresentar as soluções mais adequadas, com a melhor relação entre custo e benefício para o cliente. 

Atendimento humano, eficiente e de qualidade 

Outro acontecimento recente que nos orgulha: em 2024, pela primeira vez, ingressamos no ranking do Great Place to Work. Fomos uma das 175 empresas premiadas em um universo de 5 mil organizações. O resultado é fruto da sinergia com a nossa equipe, que vive a nossa cultura e nos ajuda a oferecer melhores produtos e serviços para os nossos clientes. 

É assim que, ano a ano, a Sompo vem se firmando como especialista em proteger suas responsabilidades. Estamos aqui para indenizar perdas e danos dos nossos clientes, mas, principalmente, para ajudá-los a evitar que um sinistro se instale. Afinal, como acreditamos ser importante destacar, algumas perdas são irreparáveis. Entre em contato com a gente

Compartilhe:

Artigos

Relacionados

Identifique riscos empresariais e proteja seu negócio

Saiba mais

O que significa excelência na gestão de riscos?

Saiba mais

Gestão de riscos: de que maneira essa estratégia pode influenciar no crescimento do negócio

Saiba mais

Compartilhe:

Fale com a Sompo

Estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas.

bola vermelha Seta