Agrícola
Agricultura de precisão no gerenciamento de riscos
Agronegócio é um setor que se desenvolve com base no clima, mas pode ser duramente castigado por episódios extremos de sol, chuva, ventos ou seca. Os noticiários estão repletos de exemplos dessas adversidades, o que tem elevado o número de produtores rurais brasileiros que estão aderindo à agricultura de precisão.
São fazendeiros, agricultores e proprietários rurais atentos ao crescimento dos eventos climáticos adversos, tanto em quantidade quanto em severidade. Esse grupo sabe que as perdas podem ser de diferentes ordens e, dependendo do prejuízo, significar o fim do negócio.
Caso você ainda não tenha familiaridade com o termo agricultura de precisão, esse artigo vai te interessar. Se já tem algum conhecimento sobre o assunto, o texto traz informações para ampliar as suas reflexões sobre o tema. Não deixe de ler.
O que é agricultura de precisão
Agricultura de precisão é um modelo de gestão das atividades no campo com o objetivo de mitigar perdas e danos durante os processos de preparo do solo, plantio, cultivo e colheita, além de transformação e comercialização dos produtos. É, ainda, uma via para minimizar os impactos da atividade agrícola ao meio ambiente, já que viabiliza a otimização do uso dos recursos naturais.
A iniciativa é composta por três etapas:
- Coleta e análise de dados - informações relacionadas ao solo, ao relevo, a previsões climáticas, a existência de pragas e às características das plantas que integram o cultivo;
- Planejamento das ações - fase dedicada à definição de um plano de ação que tenha potencial para mitigar riscos e potencializar a relação entre custo e benefício do plantio;
- Execução do que foi planejado com acompanhamento - momento em que saem do papel ações e técnicas elencadas como as melhores práticas para o projeto em questão.
A jornada da agricultura de precisão é apoiada por máquinas, ciência, tecnologias, dados e conhecimentos humanos. É incorreto relacionar esse conceito de gestão exclusivamente aos movimentos de inovações tecnológicas no campo. Mas isso não nos impede de valorizar a algumas ferramentas que facilitam o monitoramento e a gestão territorial:
Drones
Também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANTs), os drones são equipamentos controlados remotamente por um profissional especializado. Trata-se de um importante recurso para gerenciar e monitorar áreas de difícil acesso e percorrer a propriedade sem o risco de pisotear plantas.
Sensores
Na agricultura de precisão, os sensores são dispositivos desenvolvidos para detectar condições da lavoura, do solo e do clima, emitindo alertas diante de um estímulo, que pode ser calor, umidade em excesso ou em falta, luminosidade, falta de nutrientes, presença de pragas ou de seres estranhos à plantação, por exemplo.
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Com base em dados adquiridos por GPS, satélites, sensores e drones, é capaz de fazer uma análise espacial, oferecendo sugestões de modelagem e planejamento da lavoura. É, dessa forma, uma tecnologia vinculada a um sistema de coordenadas geográficas.
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Graças à sua capacidade de identificar uma posição geográfica com precisão, pode guiar pelo campo diferentes máquinas e equipamentos que tenham o objetivo de executar diferentes atividades.
Sistema de Monitoramento Via Satélite
Coleta dados e imagens da superfície terrestre por meio de sensores, permitindo, por exemplo, o monitoramento das condições climáticas da área, da saúde das plantas e do uso e das condições do solo.
Quais são os benefícios desse modelo de gestão
Diferentemente do modelo tradicional de gestão do agronegócio, a agricultura de precisão não trata a lavoura como se fosse uma área uniforme. Há o entendimento de que cada plantação é única e, portanto, pode passar por variações importantes ao longo de cada trecho da área, exigindo ações customizadas.
Quando essa iniciativa é bem implementada, existe potencial para:
- Elevar a capacidade do produtor rural no mapeamento de oportunidades, desafios e ameaças de sua área de plantio;
- Viabilizar a implementação de ações preventivas e corretivas de maneira mais rápida e certeira;
- Otimizar custos, gastos e investimentos, tanto de recursos financeiros quanto de insumos;
- Elevar a capacidade de tomada de decisão a partir dos dados coletados;
- Melhorar a produtividade e a eficiência das ações no campo;
- Elevar o retorno econômico ao negócio;
- Minimizar os efeitos ao meio ambiente;
- Mitigar perdas e danos.
De que forma a agricultura de precisão potencializa o gerenciamento de riscos
Todo produtor rural sabe o quanto pode ser prejudicial para a reputação e saúde financeira do negócio perder uma janela de colheita. Isso, principalmente, considerando que, em casos como esse, os prejuízos não impactam apenas a organização em si, mas outras empresas da cadeia.
Nesse cenário, a agricultura de precisão figura como uma importante ferramenta entre as principais iniciativas de mitigação de riscos. Aderir a esse modelo de gestão, não erradica as chances de perdas e danos, mas garante que, em caso de um evento adverso, os envolvidos estejam amparados pelas melhores práticas e, dessa forma, sofram menos.
Na Sompo, é uma prática oferecer suporte aos segurados no quesito gerenciamento de riscos. No caso do setor agrícola, temos uma equipe dedicada, especializada e capacitada para realizar visitas técnicas, estudos e recomendações customizadas em toda a operação do produtor rural na etapa de formalização do contrato.
Sompo Agrícola: a proteção extra que o produtor rural precisa
Aderir à agricultura de precisão é uma forma de agregar alguma previsibilidade aos resultados das ações no campo. Paralelamente, porém, é estratégico que o produtor rural conte com a proteção de um seguro como o Sompo Agrícola, desenvolvido para mitigar e repor possíveis perdas e danos.
O Sompo Agrícola está disponível em duas modalidades:
- Sompo Agrícola Custeio - seguro que, em caso de adversidades no plantio relacionadas ao clima, garante ao segurado o reembolso do investimento em sementes, defensivos e fertilizantes durante o processo de plantio;
- Sompo Agrícola Produtividade - proteção em que a seguradora compensa o segurado com relação à diferença entre expectativa e realidade da colheita que foi afetada por um evento adverso relacionado ao clima.
Vale destacar que o Governo Federal e alguns Estados oferecem auxílio financeiro de apoio à contratação de seguro rural. Recomendamos a busca por informações sobre a forma, as regras e os requisitos para ter acesso a esse crédito.
Aqui na Sompo, nossa equipe de especialistas segue à disposição para te auxiliar a proteger o seu negócio com as soluções mais adequadas. Entre em contato.
Compartilhe:
Relacionados
Compartilhe: