Documentos de Sinistro

Aqui você encontra documentos e esclarece dúvidas em caso de sinistro Auto da Sompo.

 

 

ORIENTAÇÕES DE SINISTRO PARA PAGAMENTO DE IPVA

 

SINISTROS OCORRIDOS ATÉ 31/12/2020:

Ocorrência Colisão / Roubo e Furto

O segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA ou autorizar a dedução no momento da indenização.

 

SINISTROS OCORRIDOS A PARTIR DE 01/01/2021:

Ocorrência Colisão – Indenização Integral

Para o estado de São Paulo: o segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA 2021 ou autorizar a dedução no momento da indenização.

Para outros estados: Pagamento integral ou conforme legislação de cada Estado, (que poderá ser proporcional até a data do sinistro).

 

Ocorrência Roubo/ Furto não localizado

Procedimentos:

Solicitar o comprovante de pagamento do IPVA 2021 proporcional até a data do sinistro ou autorização para a dedução da indenização.

 

OBS: Para sinistros ocorridos em 2020 que forem liquidados em 2021 terão os débitos de 2021 cobrados caso estejam vencidos.

Dúvidas preenchimento do DUT – Documento Único de Transferência

Como devo preencher o D.U.T. – Documento Único de Transferência?

Confira abaixo os dados de preenchimento do D.U.T – Documento Único de Transferência:

Valor: (para segurado)Informar o valor da tabela FIPE do mês atual.
Valor: (para terceiros)Informar o valor médio do mercado atual.

Nome do Comprador: SOMPO SEGUROS S/A

CNPJ: 61.383.493/0001-80

Endereço: Rua Cubatão, 320

CEP: 04013-001 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Local e Data: Informar a cidade e data em que será assinado o D.U.T.

Assinatura do Proprietário (Vendedor): Assinatura do proprietário(2) com firma reconhecida por autenticidade.

Observações:

  1. O valor registrado no D.U.T. poderá sofrer alterações até a finalização do sinistro, pois a indenização será realizada com base na Tabela FIPE referente ao mês de liquidação do sinistro.
  2. Caso o veículo esteja em nome de pessoa Jurídica o mesmo deverá ser assinado pelo(s) sócio(s) administrador(es), constantes no Contrato Social, apresentado à Seguradora.

Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência com erro ou rasura?

  1. Preencher a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
  2. Link para download do documento:
  3. Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.

Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.

Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência perdido ou extraviado?

  1. Preencher a declaração de extravio do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
  2. Link para download do documento:
  3. Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.

Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de extravio do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.

1- Posso iniciar os reparos dos bens sinistrados?

O Segurado não poderá iniciar reparos dos danos sem prévia autorização da Seguradora, salvo para atender interesse público ou evitar a agravação dos prejuízos indenizáveis pelo seguro. Qualquer medida tomada não implica no reconhecimento da obrigatoriedade à indenização.
2- A indenização pode ser feita para terceiros?Qualquer pagamento referente ao sinistro será feito diretamente para o segurado. Em ordem de pagamento ou em crédito em conta corrente onde o segurado seja o primeiro titular.

 

Localização do veículo após comunicado de sinistro por Roubo ou Furto

  • Após comunicação do sinistro de Roubo ou Furto, caso o veículo seja localizado e a indenização ainda não foi efetuada pela Sompo, o segurado deverá providenciar a recuperação do veículo na Delegacia e realizar os trâmites de liberação.
  • Verificar se há danos no veículo que ultrapassem o valor da franquia constante na apólice, realizar orçamento e se necessário, agendar vistoria para que possamos analisar os danos.
  • Veículo localizado sem danos o segurado deve avisar a Seguradora para que possamos encerrar o sinistro comunicado.
  • Deverá ser encaminhado cópia dos documentos de recuperação do veículo, obtidos na Delegacia. Poderão ser encaminhados para o e-mail: [email protected]

Veículos com Financiamento pendente de quitação

  • Para veículos que tem financiamento pendente a Sompo Seguros poderá, após conclusão de análise de cobertura e entrega de todos os documentos solicitados durante a regulação, antecipar o pagamento parcial para financeira.
  • O Segurado deverá encaminhar, juntamente com os documentos, uma cópia do boleto bancário da financeira para quitação do contrato de financiamento. O boleto deverá ter um prazo de vencimento de no mínimo 10 dias. Após pagamento do boleto a Seguradora irá aguardar a baixa do gravame no Detran para liberar a indenização final ao beneficiário.

Veículos em oficinas particulares

  • ​A Sompo Seguros tem uma rede de oficinas referenciadas que o segurado poderá escolher para conserto de seu veículo, caso não deseje levar em oficina referenciada poderá levar em qualquer oficina de sua escolha ou confiança.
  • Caso o veículo seja levado para uma oficina particular, será de responsabilidade do segurado o prazo e a qualidade dos serviços a serem executados e, no caso de uma Indenização Integral, o veículo deverá ser liberado para remoção sem qualquer despesas, incluindo estadias, sendo estas de responsabilidade do cliente.

Sompo Seguros S.A.