Aqui você encontra documentos e esclarece dúvidas em caso de sinistro Auto da Sompo.
Formulários de Sinistro
- Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Física
- Informações Cadastrais de Sinistro – Pessoa Jurídica
- Termo de transação lucros cessantes
- Termo de acordo Perda Total
- Assistência 24 horas – Pedido de Reembolso
- Solicitação_Autorização para Dedução de Débitos (IPVA, Multas, DPVAT)
- Declaração Responsabilidade Específica – Auto
- Termo de Erro no preenchimento do DUT
- Requerimento de Regularização de Motor
- Termo de Extravio do DUT (CRV)
- Termo de Reembolso – Acessórios e Peças
- Termo de Acordo Perda Parcial
- Questionário Perfil – Auto
- Questionário Perfil – Caminhão
- Termo de Acordo – Danos ao Patrimônio
- Autorização de Pagamento de Indenização
- Declaração de Únicos Herdeiros
- Requerimento de Cancelamento Comunicação Venda por Distrato
ORIENTAÇÕES DE SINISTRO PARA PAGAMENTO DE IPVA
SINISTROS OCORRIDOS ATÉ 31/12/2020:
Ocorrência Colisão / Roubo e Furto
O segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA ou autorizar a dedução no momento da indenização.
SINISTROS OCORRIDOS A PARTIR DE 01/01/2021:
Ocorrência Colisão – Indenização Integral
Para o estado de São Paulo: o segurado deverá apresentar o comprovante de pagamento integral do IPVA 2021 ou autorizar a dedução no momento da indenização.
Para outros estados: Pagamento integral ou conforme legislação de cada Estado, (que poderá ser proporcional até a data do sinistro).
Ocorrência Roubo/ Furto não localizado
Procedimentos:
Solicitar o comprovante de pagamento do IPVA 2021 proporcional até a data do sinistro ou autorização para a dedução da indenização.
OBS: Para sinistros ocorridos em 2020 que forem liquidados em 2021 terão os débitos de 2021 cobrados caso estejam vencidos.
Dúvidas preenchimento do DUT – Documento Único de Transferência
Como devo preencher o D.U.T. – Documento Único de Transferência?
Confira abaixo os dados de preenchimento do D.U.T – Documento Único de Transferência:
Valor: (para segurado)Informar o valor da tabela FIPE do mês atual.
Valor: (para terceiros)Informar o valor médio do mercado atual.
Nome do Comprador: SOMPO SEGUROS S/A
CNPJ: 61.383.493/0001-80
Endereço: Rua Cubatão, 320
CEP: 04013-001 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Local e Data: Informar a cidade e data em que será assinado o D.U.T.
Assinatura do Proprietário (Vendedor): Assinatura do proprietário(2) com firma reconhecida por autenticidade.
Observações:
- O valor registrado no D.U.T. poderá sofrer alterações até a finalização do sinistro, pois a indenização será realizada com base na Tabela FIPE referente ao mês de liquidação do sinistro.
- Caso o veículo esteja em nome de pessoa Jurídica o mesmo deverá ser assinado pelo(s) sócio(s) administrador(es), constantes no Contrato Social, apresentado à Seguradora.
Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência com erro ou rasura?
- Preencher a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
- Link para download do documento:
- Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de erro no preenchimento do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.
Como devo proceder com o D.U.T. – Documento Único de Transferência perdido ou extraviado?
- Preencher a declaração de extravio do D.U.T. – Documento Único de Transferência que está disponível no link abaixo. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
- Link para download do documento:
- Providenciar a Procuração de Fé Pública com todos os dados do veículo sinistrado junto ao cartório onde o mesmo possui firma aberta. O documento deverá possuir reconhecimento de firma por autenticidade.
Casos o veículo seja arrendado por empresa de Leasing, somente o mesmo poderá providenciar a declaração de extravio do D.U.T. e Procuração de Fé Pública.
O Segurado não poderá iniciar reparos dos danos sem prévia autorização da Seguradora, salvo para atender interesse público ou evitar a agravação dos prejuízos indenizáveis pelo seguro. Qualquer medida tomada não implica no reconhecimento da obrigatoriedade à indenização.2- A indenização pode ser feita para terceiros?Qualquer pagamento referente ao sinistro será feito diretamente para o segurado. Em ordem de pagamento ou em crédito em conta corrente onde o segurado seja o primeiro titular.
Localização do veículo após comunicado de sinistro por Roubo ou Furto
- Após comunicação do sinistro de Roubo ou Furto, caso o veículo seja localizado e a indenização ainda não foi efetuada pela Sompo, o segurado deverá providenciar a recuperação do veículo na Delegacia e realizar os trâmites de liberação.
- Verificar se há danos no veículo que ultrapassem o valor da franquia constante na apólice, realizar orçamento e se necessário, agendar vistoria para que possamos analisar os danos.
- Veículo localizado sem danos o segurado deve avisar a Seguradora para que possamos encerrar o sinistro comunicado.
- Deverá ser encaminhado cópia dos documentos de recuperação do veículo, obtidos na Delegacia. Poderão ser encaminhados para o e-mail: docsinistroauto@sompo.com.br
Veículos com Financiamento pendente de quitação
- Para veículos que tem financiamento pendente a Sompo Seguros poderá, após conclusão de análise de cobertura e entrega de todos os documentos solicitados durante a regulação, antecipar o pagamento parcial para financeira.
- O Segurado deverá encaminhar, juntamente com os documentos, uma cópia do boleto bancário da financeira para quitação do contrato de financiamento. O boleto deverá ter um prazo de vencimento de no mínimo 10 dias. Após pagamento do boleto a Seguradora irá aguardar a baixa do gravame no Detran para liberar a indenização final ao beneficiário.
Veículos em oficinas particulares
- A Sompo Seguros tem uma rede de oficinas referenciadas que o segurado poderá escolher para conserto de seu veículo, caso não deseje levar em oficina referenciada poderá levar em qualquer oficina de sua escolha ou confiança.
- Caso o veículo seja levado para uma oficina particular, será de responsabilidade do segurado o prazo e a qualidade dos serviços a serem executados e, no caso de uma Indenização Integral, o veículo deverá ser liberado para remoção sem qualquer despesas, incluindo estadias, sendo estas de responsabilidade do cliente.