Política de Privacidade

A Sompo e empresas de seu grupo econômico tem o compromisso de proteger a sua privacidade e respeitar os direitos de confidencialidade e de proteção de dados que você possui nos termos das leis e regulamentos aplicáveis. Esta política de privacidade descreve as informações pessoais que coletamos e a forma como utilizamos essas informações em nossos negócios. Nosso objetivo é tratar as informações pessoais de forma responsável e segura, nos termos da legislação aplicável.

AS INFORMAÇÕES PESSOAIS QUE COLETAMOS

Segurados e Terceiros

Quando você ou um terceiro em seu nome solicitar um contrato de seguro ou outro serviço ou pleitear indenização nos termos de uma apólice de seguro que emitimos, nós coletaremos informações suas e de pessoas ou entidades relevantes que sejam necessárias para conduzirmos nossos negócios e cumprirmos as leis e os regulamentos aplicáveis.

As informações que coletamos podem incluir seu nome, informações de contato (incluindo endereço de e-mail), gênero, estado civil, data e local de nascimento, características físicas adequadas às circunstâncias, assim como outros dados necessários para a análise dos riscos seguráveis e dados relacionados à ocorrência de um sinistro, informações financeiras, histórico de crédito, histórico médico, condição física, mental ou médica atual ou anterior, diagnóstico médico, estado de saúde, informações sobre lesão ou invalidez, procedimentos médicos realizados ou tratamentos recebidos ou hábitos pessoais como consumo de cigarros, de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos, informações sobre antecedentes criminais ou histórico de disputa judicial e outras informações coletadas e utilizadas no setor de seguros.

Utilizamos essas informações como parte de nosso processo de tomada de decisão, com o objetivo de prestar serviços relacionados a você ou pagar uma indenização nos termos de uma apólice de seguro.

Informações sobre Vendedores, Parceiros Comerciais e do Setor

Tratamos as informações pessoais para fins de subscrição de seguros, gestão de sinistros, marketing, distribuição, contabilidade, gestão de vendedores, pesquisa, gestão de riscos e outros fins comerciais as informações sobre pessoas e entidades dentro de organizações com as quais trabalhamos, incluindo corretores, produtores, agentes, seguradoras, reguladores de sinistros, administradores terceiros, empresas de marketing e publicidade, empresas de tecnologia da informação, advogados, assessores, consultores e outros prestadores de serviços que prestam uma ampla variedade de serviços voltados à execução de nossos negócios.

Visitantes do Site

Ao visitar nosso Site ou nos enviar questões ou pedidos por meio de nosso Site, e-mail ou aplicativos mobile, podemos coletar seu nome, informações de contato e outras que você nos enviar para que possamos responder ao seu contato e executar nossas atividades.

Outras Informações

Também poderemos monitorar ou gravar ligações telefônicas, e-mails, mensagens SMS ou outras comunicações, informações de rastreamento de telefone móvel, chips integrados e outras informações que obtemos por outros meios, tecnologias ou técnicas na condução de nossos negócios. Utilizamos essas informações para nos auxiliar em nossas atividades de seguros e outros negócios, incluindo emissão de apólice de seguro, contratação de resseguro, avaliação, administração e resolução de sinistros, solução de processos de indenização e outros fins relevantes permitidos pelas leis e regulamentos aplicáveis.

TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES SENSÍVEIS

A Sompo não irá adquirir, utilizar ou fornecer a terceiros informações sensíveis, como condições de saúde ou histórico médico, salvo nos termos permitidos pela legislação e regulamentação aplicáveis.

Entende-se por Informações sensíveis as seguintes informações, salvo se de outra forma dispuserem as leis e regulamentos aplicáveis: informações de raça, cor, sexo, crença religiosa, condição social, histórico médico, antecedentes criminais, filiação sindical, ou ainda qualquer outra informação que, por sua natureza e/ou característica, demandem tratamento especial para fins de garantia dos direitos individuais e da personalidade e dignidade.

UTILIZAÇÃO DE SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS E OS FUNDAMENTOS LEGAIS DE TRATAMENTO E USO

Como Utilizamos suas Informações Pessoais

Utilizamos suas informações pessoais de diversas maneiras, em vários aspectos de nossos negócios e operações quando você busca obter um produto ou serviço ou adquire um benefício de nossos produtos ou serviços. As informações pessoais serão utilizadas para finalidades diferentes dependendo se você é um segurado, um terceiro ou um beneficiário nos termos de uma apólice de seguro, um corretor de seguro, um representante, uma testemunha ou outra pessoa com a qual mantemos uma relação. Os principais objetivos para utilizarmos informações pessoais incluem:

  • Manter contato com você ou verificar sua identidade;
  • Identificar e avaliar riscos e tomar decisões, incluindo aqueles referentes a subscrições de termos e disposições de uma apólice de seguro ou outro produto ou serviço que possamos oferecer ou prestar para você;
  • Entrar em contato com você ou terceiros para discutirmos nossos produtos ou serviços, incluindo gestão de reclamações e processamento de pedidos de acesso a dados ou correção de dados ou exercício de direitos de proteção de dados pessoais ou outros direitos associados;
  • Administrar serviços de seguro, ou outros produtos e serviços prestados a você ou outras pessoas que se beneficiem desses serviços;
  • Gerenciar sinistros e atividades relacionadas a sinistros, de acordo com um contrato de seguro ou resseguro e tomar decisões sobre a cobertura de sinistros, solução de conflitos, bem como indenização ou divisão de custos ou prejuízos em relação a outros segurados ou ressegurados ou outras assistências ou serviços que possamos fornecer a você;
  • Identificar devedores ou beneficiários;
  • Evitar, investigar ou informar possível fraude, lavagem de dinheiro, terrorismo, declaração falsa ou incidentes de segurança ou violação de sanções ou quaisquer crimes de acordo com as leis e os regulamentos aplicáveis;
  • Desenvolver, aprimorar ou garantir a conformidade de nossos produtos, serviços, sistemas, incluindo nosso Site e aplicativos mobile, gerenciar apólices de seguro ou outros produtos e serviços que ofertamos, bem como implementar melhorias em canais de distribuição que utilizamos para fornecê-los a você;
  • Gerenciar, informar e auditar nossas operações comerciais;
  • Pesquisar, desenvolver e aplicar gestão de riscos e análises estatísticas;
  • Propor ações judiciais e exercer a defesa de direitos;
  • Proteger nossas operações comerciais e de nossas afiliadas, assim como parceiros comerciais;
  • Atender a determinações dos órgãos competentes e garantir a conformidade de nossas operações nos termos de legislação e regulamentação aplicável;
  • Atender a requisitos de órgãos públicos ou autoridades policiais conduzindo uma investigação ou enviando informações necessárias relacionadas a nossos negócios ou de acordo com as leis e os regulamentos aplicáveis.
  • Preservar nossos legítimos interesses;

 

Utilização de suas Informações para Evitar Fraude e Lavagem de Dinheiro e Combater o Terrorismo

Sendo uma organização que conduz negócios de seguros e resseguros, devemos utilizar certas categorias de informações que coletamos sobre você a fim de evitar fraude, financiamento ao terrorismo, lavagem de dinheiro ou impedir e identificar outros atos ilícitos conforme necessário em prol de interesse público significativo, de acordo com as leis aplicáveis. Entretanto, quando as leis aplicáveis considerarem necessária a utilização ou o processamento de quaisquer dados ou informações que coletamos para conduzirmos nossas tarefas ou em prol de interesse público significativo, coletaremos e utilizaremos os dados para tais fins.

 

Nossos Interesses Comerciais Legítimos

Nossos interesses legítimos para utilizar suas informações pessoais normalmente serão pautados nos fundamentos abaixo. No entanto, outros interesses legítimos, devidamente fundamentados, poderão ser adotados para justificar o uso dos dados pessoais coletados, o que será objeto de estudo específico conforme determinado pela legislação e regulamentação aplicáveis.

  • O atingimento de nossos objetivos comerciais;
  • Cumprimento das leis e dos regulamentos aplicáveis e de nossas obrigações de conformidade com as diretrizes, as normas e os códigos de conduta que se aplicam a nós em nossos negócios;
  • Proteção de nossos clientes e funcionários e de nossos próprios negócios, nossos acionistas e outras partes às quais somos vinculados ou temos um dever legal;
  • A análise da concorrência no mercado para nossos serviços ou produtos, inclusive por meio de pesquisas;
  • Questões de necessidade ou interesse público significativo, como leis e regulamentos de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e outras leis voltadas à prevenção de crimes financeiros;
  • Outras justificativas que também possam ser aplicáveis em determinadas circunstâncias ou conforme a lei ou o regulamento aplicável.

COMO COMPARTILHAMOS SUAS INFORMAÇÕES

Compartilhamentos de Suas Informações como Parte de Nossos Negócios

Para os fins descritos nesta Política, compartilhamos suas informações em nossas atividades comerciais com:

  • Empresas do nosso grupo econômico (somos parte do Grupo Sompo. O Grupo Sompo possui empresas em todo o mundo. Compartilhamos suas informações com outras empresas do grupo para condução dos nossos negócios e para fins administrativos e contábeis do Grupo Sompo). O compartilhamento das informações com as empresas do Grupo Sompo será realizado, conforme aplicável, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis;
  • Corretores de seguro, agentes de seguro, outras seguradoras e resseguradoras, outros intermediários e agentes, representantes nomeados, distribuidores, parceiros de negócios e instituições financeiras, entre outras empresas com as quais conduzimos negócios;
  • Órgãos públicos e autoridades policiais;
  • Órgãos públicos e associados do setor, envolvidos na prevenção de fraude, terrorismo, lavagem de dinheiro ou atividades de sanções;
  • Terceiros que nos auxiliam a conduzir nossas atividades comerciais, como reguladores de sinistros terceiros, prestadores de gestão de documentos e registros, profissionais médicos e da saúde, profissionais de segurança, peritos de bens, engenheiros, consultores de construção, assessores financeiros, contadores e atuários, pesquisadores, advogados, e outros que nos auxiliam no recebimento, na revisão, na confirmação, na auditoria ou na contestação de sinistros de seguro ou resseguro ou na defesa dos interesses de um segurado ou da resseguradora em relação a um seguro ou resseguro;
  • Cartórios governamentais;
  • Outros parceiros comerciais ou prestadores de serviços que processam informações suas em nosso nome, incluindo prestadores de serviços de tecnologia da informação que hospedam ou prestam suporte aos nossos negócios e que possuem dados sobre você e nossos negócios para garantir a plena execução dos compromissos contratuais por nós assumidos;
  • Partes relacionadas a uma transação societária ou de portfólio, incluindo venda, recuperação ou desinvestimento possível ou real de uma empresa ou a venda de qualquer combinação de nossos ativos, produtos, serviços ou negócios;

Proteção de Suas Informações Compartilhadas

Caso compartilharmos suas informações pessoais, possuímos requisitos adequados de confidencialidade e segurança de dados conforme as leis e os regulamentos aplicáveis.

CONSENTIMENTO

Solicitação de Seu Consentimento

Seu consentimento será solicitado para utilizarmos suas informações para os seguintes fins:

  • Utilizar suas informações de contato (incluindo e-mail) para enviá-lo detalhes sobre nossos produtos e serviços ou outros produtos e serviços que fornecemos;
  • Inserir cookies em nosso Site (conforme descrito abaixo); ou
  • Para outros fins específicos devidamente esclarecidos no momento da coleta do consentimento, para os quais tenhamos interesse em solicitar ou utilizar suas informações.

Seu Direito de Cancelar o Consentimento. Após recebermos seu consentimento de utilizarmos suas informações conforme as leis e os regulamentos aplicáveis, você terá direito de cancelar esse consentimento a qualquer momento por meio das informações de Contato disponibilizadas abaixo.

PREVENÇÃO CONTRA FRAUDE, TERRORISMO E LAVAGEM DE DINHEIRO E CONFORMIDADE COM SANÇÕES

Compartilhamento de Informações para Evitar Fraude, Terrorismo, Lavagem de Dinheiro e Outras Atividades Criminosas

Normalmente coletamos, arquivamos e compartilhamos informações para detectar e investigar fraude, lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas. A fim de evitar e detectar possível fraude, atividades terroristas, lavagem de dinheiro ou outras atividades ilegais ou ilícitas e cumprir com as leis e os regulamentos aplicáveis, compartilhamos suas informações com outras organizações, bancos de dados do setor, órgãos públicos e autoridades policiais e de segurança nacional.

Em razão desse compartilhamento, suas informações aparecerão em registros de sinistros compartilhados entre diferentes prestadores de serviços de seguro, estarão disponíveis para busca de sinistros anteriores e serão incluídas em bancos de dados de agências de prevenção de fraudes e autoridades policiais. Suas informações também são utilizadas para os seguintes fins:

 

  • Confirmar, verificar ou compartilhar detalhes sobre informações de subscrição de seguros ou sinistros;
  • Garantir que não recebemos informações incorretas, falsas ou imprecisas e evitar fraude ou outras atividades ilegais possíveis ou reais (também anotaremos esses detalhes no registro ou arquivo adequado que mantivermos); ou
  • Cumprir com lei ou regulamento aplicável ou decisão ou requisitos de órgão público ou autoridade legal às quais estamos submetidos.

Compartilhamento de Suas Informações com Autoridades Policiais e Outros Órgãos Públicos. Autoridades Policiais e outros órgãos públicos acessam e utilizam as informações compartilhadas nestas circunstâncias para aplicar a lei e outros fins públicos.

 

TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Como Suas Informações são Transferidas ao Redor do Mundo

Em razão da natureza internacional de nossos negócios e dos serviços que prestamos, podemos transferir as informações pessoais que coletamos, o que será realizado de acordo com as determinações legais e regulatórias aplicáveis.

Porque Transferimos Suas Informações ao Redor do Mundo

Eventuais transferências de dados podem ser necessárias para celebrar contratos de seguro e resseguro, fornecer serviços ou produtos ou para estabelecer, exercer ou defender direitos.

DIREITOS DE ACESSO E OUTROS

Solicitação de Suas Informações Pessoais e Seus Direitos para Corrigi-las, Limitá-las ou Exclui-las e Cancelar Seu Consentimento

Você tem direito de nos solicitar uma cópia de suas informações pessoais para corrigi-las, exclui-las ou limitar seu processamento e solicitar que transferimos essas informações para outras organizações. Você também tem direito de contestar algum processamento e, após solicitarmos seu consentimento para processar seus dados, cancelar esse consentimento.

Por exemplo, você tem direito de recusar o recebimento de nossas mensagens de marketing a qualquer momento por meio das informações de Contato abaixo. Esses direitos estão limitados a algumas situações previstas em Lei, incluindo, por exemplo, quando pudermos demonstrar que o tratamento dos dados foi necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, Proteção do Crédito, execução de contrato e legitimo interesse.

Esses direitos estão previstos nas leis de proteção de dados aplicáveis. Em alguns casos, isso significa que podemos reter seus dados mesmo após o cancelamento de seu consentimento. Se você desejar exercer quaisquer de seus direitos, informe-nos por meio das informações de Contato abaixo.

Quando Você Deve Fornecer Informações Pessoais

Você deve nos fornecer informações pessoais quando solicitarmos essas informações para cumprirmos com obrigações legais ou contratuais aplicáveis. Se tais informações não forem fornecidas, não poderemos considerar seu pedido por nossos produtos ou serviços ou gerenciar seu sinistro ou cumprir com nossas obrigações. O fornecimento das informações pessoais solicitadas será opcional em todos os outros casos nos quais as informações não são necessárias para cumprirmos nossas obrigações ou prestarmos o serviço solicitado.

SEGURANÇA E RETENÇÃO

Medidas para Proteger Suas Informações

Utilizamos medidas técnicas de segurança da informação adequada, viável e legais, quando necessárias para proteger suas informações pessoais, incluindo firewalls e criptografia que atende os requerimentos da lei geral de proteção de dados. Como a maioria das informações e dados pessoais que mantemos são armazenados eletronicamente, implementamos medidas adequadas para protegê-las.

Utilizamos procedimentos em nossas instalações para proteger registros físicos. Realizamos regularmente treinamento e conscientização de segurança da informação todos os nossos colaboradores, incluindo a equipe de segurança da informação que mantém contato com informações e dados pessoais. Quando empregamos um terceiro para coletar ou processar informações pessoais em nosso nome, esse terceiro deve garantir a confidencialidade e a integridade das informações pessoais de acordo com suas obrigações contratuais celebradas conosco.

Quanto Tempo Suas Informações Pessoais Ficam Retidas

Retemos suas informações pessoais pelo tempo que for necessário para atingirmos os objetivos comerciais desejados ou cumprir com as leis e os regulamentos aplicáveis. O período exato dependerá do objetivo para o qual retemos suas informações.

Em razão de sermos uma organização regulamentada, existem leis e regulamentos aplicáveis a nós que estabelecem um período mínimo de retenção de informações e dados pessoais. Portanto, reteremos suas informações pessoais no mínimo pelo período necessário para o cumprimento com a lei aplicável, porém esse período poderá ser prorrogado caso nosso negócio assim demande.

Caso Você Suspeite que Suas Informações Não Estão Seguras ou Foram Comprometidas

Caso você tenha motivos, em qualquer momento, para acreditar que suas informações pessoais em nossa posse não estão seguras ou foram comprometidas, informe-nos imediatamente por meio das informações de Contato abaixo.

COOKIES E OUTRAS TECNOLOGIAS

Como Coletamos Suas Informações por Meio de Nosso Site e Uso de Cookies

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Seu Consentimento de Nossos Cookies

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LINKS PARA OUTROS SITES E USO POR CRIANÇAS

Acesso a Outros Sites a partir de Nosso Site

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Informações Sobre Crianças Menores de 18 Anos

Não coletamos intencionalmente informação pessoal de crianças menores de 18 anos. Se identificarmos a coleta deste tipo de informação, elas serão excluídas de nosso banco de dados assim que possível.

ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA

A Sompo determinará periodicamente quais alterações nesta Política são prudentes ou necessárias em razão de mudanças oriundas da lei aplicável. Qualquer alteração realizada será anunciada em nosso Site, bem como nos demais canais que utilizamos para manter contato com você. A versão desta Política é aplicável ao uso ou ao processamento de informações pessoais realizadas pela Sompo vigente quando elas forem utilizadas ou processadas.

CONTATE-NOS

Caso você tenha dúvidas sobre esta Política ou nossas práticas de coleta e processamento de dados pessoais ou desejar exercer quaisquer de seus direitos de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis, contate-nos no endereço abaixo:

Sompo Seguros S/A – Privacidade de Dados

Rua Cubatão, 320 – 2º andar – São Paulo/SP

Paraíso – São Paulo / SP

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E-mail: [email protected]

Telefone Grande São Paulo: +55 11 3156 2990

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