Notícias e Imprensa
19 de março de 2018

O IMPORTANTE PAPEL DE UM DEPARTAMENTO JURÍDICO INTERNO E SEUS DESAFIOS FRENTE À SOCIEDADE

Nos dias de hoje, observamos que a competição por resultados exige estratégias inovadoras e boa gestão de custos. Nesse contexto, o Departamento Jurídico interno de uma empresa tem papel fundamental.

Na Sompo Seguros foi aplicado um modelo bem diferente do utilizado em um passado recente na maior parte das companhias. Era usual o Jurídico interno atuar sob uma postura afastada dos negócios da empresa, se mantendo muitas vezes à parte do resultado operacional e apenas apresentando os custos de gestão de um contencioso de massa.

Voltado totalmente para trazer soluções jurídicas e, reconhecendo que o nosso cliente está no centro das decisões de negócio, implementamos desde a nossa chegada na empresa, em dezembro de 2016, uma estratégia totalmente focada em traduzir os resultados obtidos nos diferentes Tribunais em pareceres que orientem, por meio de comitês com os diversos departamentos da companhia, a adequação do nosso produto à realidade da nossa sociedade.

Ao nosso ver, outro importante papel de um Departamento Jurídico é o de facilitar o entendimento pelos nossos clientes dos termos técnicos do mercado securitário. Neste ponto, acreditamos que cumprimos um importante papel social quando utilizamos as diversas ferramentas existentes para divulgar e esclarecer termos técnicos, tais como cláusula de rateio (que determina a coparticipação do segurado na indenização, conforme apólice contratada), diferença entre prêmio (valor pago pelo segurado pela contratação do seguro) e Indenização (valor pago pela seguradora para cobrir um sinistro), Limite máximo de indenização (valor estipulado em apólice como o máximo a ser pago pela seguradora em caso de sinistro), dentre outros.

Alinhado com a estratégia da empresa, que busca implementar na experiência do cliente atributos como proximidade, agilidade, cuidado e relacionamento, estamos lançando em abril uma célula específica para acompanhamento das Ações Judiciais dos nossos segurados, por meio da qual traremos um suporte proativo quanto à análise de risco destas demandas, antecipando junto ao Corretor/ Segurado e seus advogados as orientações e definições estratégicas relacionadas ao contrato de Seguro. Além de oportunizar um atendimento personalizado ao nosso cliente, a seguradora se faz presente neste importante momento que tanto aflige e preocupa todos aqueles que se veem envolvidos em uma demanda judicial. E, sendo o Seguro um importante produto que busca justamente trazer a tranquilidade e bem-estar nos momentos como este, nada mais relevante do que a nossa preocupação na completa prestação de Serviços que pretendemos entregar.

Hoje o nosso Departamento conta com colaboradores treinados e focados no atendimento aos nossos clientes, sejam eles internos ou externos, sempre motivados em entregar soluções alinhadas à estratégia da empresa e atentos ao importante papel social inerente à nossa função. Assim, reforçamos os valores da Sompo Seguros, que tem como missão “gerar bem-estar e proteção à sociedade, provendo serviços da mais alta qualidade”.

*Felipe Jose Faraj Filho é gerente jurídico da Sompo Seguros.

 

Sompo Seguros S.A.