Notícias e Imprensa
3 de dezembro de 2018

Executivo apresenta cultura de Inovação da Sompo em palestra durante o Insurance Day 2018

Claudio Quaglia defende que a inovação vai muito além da tecnologia e mostra a experiência da seguradora no desenvolvimento de novas soluções para acompanhar as transformações do mercado

A experiência da Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo para disseminar a cultura da inovação e estimular seus colaboradores a desenvolverem novas soluções é o tema da palestra que Claudio Quaglia, gerente de Inovação da companhia, ministra na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 16 horas, no Pro Magno Centro de Eventos (São Paulo – SP).

A iniciativa integra o Insurance Day 2018, evento de inovação voltado a profissionais e executivos da área de Seguros, investidores interessados nas oportunidades desse mercado, empreendedores e representantes de startups. O evento é uma realização da StarSe em parceria com a Thinkseg e neste ano tem como tema O Futuro do Mercado de Seguros – Como um grande mercado tecnologicamente defasado vai se tornar a próxima indústria mundial.

Sob o título “A Importância do Mindset para a Inovação na Prática”, a palestra de Quaglia terá como foco apresentar a inovação como um conceito e abordará o ecossistema criado para contribuir com a evolução da Sompo Seguros. “Inovação não é apenas tecnologia, nem tampouco é algo que se resume a uma série de reuniões intermináveis de brainstorming e lousas com post-its”, considera Quaglia. “A inovação, hoje, está diretamente ligada à sobrevivência das organizações, sobretudo no ramo de seguros, que já é impactado por nova soluções que vão transformar a maneira como estruturamos e desenvolvemos nosso negócio nos próximos anos”, completa o executivo.

Claudio Quaglia atua há 20 anos no mercado de Seguros. Conta com experiência nas áreas de Sinistro, Controle de Qualidade, Auditoria e Produtos. Em 2016 aceitou o desafio de assumir a implementação da Cultura de Inovação na Sompo Seguros e da área específica com essa finalidade na companhia. Como parte desse processo, também passou uma temporada no Digital Lab da Sompo, no Vale do Silício (Califórnia – EUA), que é um dos três laboratórios de inovação da Sompo Holdings no mundo, junto com o de Tóquio (Japão) e Tel-Aviv (Israel).

 

Área de Inovação da Sompo

O desenvolvimento da área de Inovação da Sompo e disseminação dessa cultura passou por um processo de engajamento que envolveu todas as áreas da companhia. Mais de 300 colaboradores se inscreveram e apresentaram cerca de 400 diferentes ideias de melhorias ou novas soluções no canal de ideias da Sompo. “Nos valemos de uma ferramenta de inteligência artificial para recrutar os agentes de inovação, que hoje são responsáveis por difundir a cultura e desenvolver os projetos, que são outro quesito importante, porque temos resultados a alcançar”, lembra Quaglia.

“Os projetos são selecionados seguindo as diretrizes estratégicas da companhia e o nosso objetivo é desenvolver novos produtos ou serviços, ou ainda, melhorar processos, que tenham impacto financeiro positivo, agreguem valor à marca ou tragam um incremento positivo na experiência do cliente. Para isso, focamos esforços em inovação incremental, mas sem limitar as possibilidades das inovações disruptivas”, analisa o executivo.

Além do desenvolvimento de um produto inédito, o Sompo Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, há ideias que passaram pela esteira de projetos que já estão em fase de testes. “O processo de uma ideia se converter em uma solução efetiva é trabalhoso e sempre depende do engajamento de muitas pessoas direta ou indiretamente ligadas à sua operacionalização. Mas embora árduo, é um trabalho muito prazeroso e necessário para encontrarmos novos caminhos que nos permitam acompanhar as transformações da sociedade e do mercado”, conclui Quaglia.

 

Serviço:

Insurance Day 2018

Tema: O Futuro do Mercado de Seguros – Como um grande mercado tecnologicamente defasado vai se tornar a próxima indústria mundial

Dia 5 de dezembro, das 9h00 às 19h00

Palestra: A Importância do Mindset para a Inovação na Prática

Palestrante: Claudio Quaglia, gerente de Inovação da Sompo Seguros

Horário: 16 horas

Local: PRO MAGNO CENTRO DE EVENTOS

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

 

Sobre a Sompo Seguros S.A.

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

 

Informações para a imprensa:

Sompo Seguros

Departamento de Comunicação e Marketing

William Parron

Tels. (11) 3156-1451 / 97241-4382

E-mail:wparron@sompo.com.br

 

Sompo Seguros S.A.