12 de August de 2022

Sompo Seguros destaca desafios e tendências do mercado de seguro de vida em live do CESB

Durante evento híbrido organizado pela entidade e realizado na filial Brasília da seguradora, Diana Aparecida de Araújo ressaltou as diferentes circunstâncias em que o seguro de vida presta suporte às pessoas e destacou a relevância social do segmento que pagou cerca de 183,5 mil indenizações que totalizaram aproximadamente R$ 6,8 bilhões por conta da pandemia de COVID-19, segundo dados da FenaPrevi

Sompo Seguros, subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, recebeu em sua filial Brasília (DF) na terça-feira, dia 9 de agosto, as executivas do Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB), para a live sob o tema “Seguro de Vida – Desafios e Tendências”. Na oportunidade, Diana Aparecida de Araújo, superintendente de Vida da Sompo Seguros, que ministrou a palestra, ressaltou uma série de aspectos relacionados ao seguro de Vida que são pouco conhecidos do público consumidor e que podem contribuir para que as pessoas e empresas compreendam a relevância de considerar a contratação no planejamento financeiro.

“Ao verificarmos as diferentes situações do cotidiano em que o seguro de Vida presta um importante suporte financeiro, seja o segurado ou seus beneficiários, é fácil concluir que a sua contratação é indispensável contar com esse recurso que ampara as pessoas”, avalia a executiva.

 

Impacto Social

Um desses aspectos é o impacto social do seguro de Vida. Como exemplo, Araújo apresentou o total de indenizações pagas pelas seguradoras em decorrência da pandemia de COVID-19. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), entre abril de 2020 e junho de 2022, o setor de Seguro pagou cerca de 183,5 mil indenizações que totalizaram aproximadamente R$ 6,8 bilhões por conta de sinistros ocorridos relacionados a casos de COVID-19. “O seguro de Vida tem cunho social muito importante e o corretor de seguros é o principal agente para divulgação e conscientização sobre a importância e necessidade de contratação deste produto”.

 

Múltiplas funcionalidades

Outro aspecto ressaltado foi a necessidade de os agentes do mercado levar ao consumidor o conhecimento sobre as circunstâncias em que o seguro de vida pode ser um importante aliado e eliminar muitos dos mitos acerca do produto. Algumas delas são:

 

Herança: Mesmo pessoas que têm boa renda e um grande patrimônio fazem seguro de vida. O seguro de vida não entra em inventário, logo, se o segurado tiver boa parte do seu patrimônio em imóveis, o seguro de vida pode ser interessante para os herdeiros terem o recurso para pagar o imposto sobre a transmissão de herança que pode chegar até 15% do patrimônio total.

 

Pessoas jovens, solteiras ou sem dependentes: O seguro de vida é importante para todos. Mesmo a pessoa solteira e sem filhos pode precisar recorrer à indenização de seguro para algumas situações. Primeiro porque, dependendo das reservas, um seguro contra invalidez temporária ou permanente pode ser fundamental. Existem também a cobertura de Doenças Graves, bastante procurada atualmente e com excelentes benefícios para serem utilizados em vida.

 

Seguro Empresarial x Seguro Individual: Muitas pessoas contam com a cobertura do seguro de vida Coletivo disponibilizado pela empresa em que trabalham. Porém, é preciso verificar se ele realmente atende totalmente às suas necessidades. A apólice coletiva pode não contemplar coberturas importantes ou ter um valor de indenização abaixo do que seria recomendável, segundo a renda pessoal do colaborador. Além disso, a pessoa em de ter em mente que, caso seja demitida ou decida sair do emprego, não vai mais contar com este benefício, que tem validade somente durante o vínculo empregatício.

 

Personalização: A contratação do seguro de vida leva em conta o perfil e aspectos financeiros do segurado: idade, renda, bens adquiridos ou financiados, atividade profissional, dependentes financeiros etc. Esses são aspectos que a pessoa deve levar em consideração para que o corretor de seguros de sua confiança faça um estudo e apresente a melhor relação custo x benefício. Os seguros de vida podem ser desenhados para diferentes tamanhos de bolso e também considerando o estilo de vida do segurado.

 

A live que foi mediada pela administradora Juliana Silva e contou participação da presidente do CESB, Regina Lacerda, aconteceu de forma híbrida (presencial e online) e integra o Circuito de Capacitação 2022, por meio do qual a entidade visa promover a difusão de conhecimento e contribuir com a qualificação profissional no mercado de seguros. O evento está disponível no canal do Youtube do CESB. Para assistir à íntegra da live, acesse o link: https://bit.ly/LiveVidaCESB.

 

Sobre a SOMPO

A Sompo Seguros S.A. é uma subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão. No Brasil, a companhia disponibiliza soluções completas em produtos e serviços de seguros com o objetivo de ser a seguradora mais simples e próxima para os clientes e corretores, com crescimento sustentável. Seu amplo leque de ofertas contempla Seguros Pessoais (Auto, Residencial, Habitacional, Vida e Acidentes Pessoais), Corporativos  (Auto  Frotas, Empresariais, Condomínio, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros).

O Grupo Sompo tem sua origem no Japão, atua há mais de 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com operações nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

 

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