Notícias e Imprensa
14 de março de 2019

Danos em decorrência de alagamentos representam 65% das ocorrências de Seguro Auto relacionadas a fenômenos da natureza

Levantamento da Sompo Seguros aponta que chuvas de granizo e vendavais são outras situações que trazem risco aos veículos, sobretudo entre meses de Outubro e Março, quando também aumentam as solicitações de guincho  

A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, criou uma estrutura especial para atender ao período de maior incidência de ocorrências relacionadas às chuvas, granizo e vendaval em vários pontos do País durante os meses entre Outubro e Março. Segundo levantamento da companhia, cerca de 65% dos sinistros em veículos em situações relacionadas a fenômenos climáticos indenizados em 2018 aconteceram por conta de casos de enchentes ou alagamentos. Outros 27% aconteceram por conta de chuva de granizo e 5% foram indenizações de danos sofridos em decorrência de vendavais. Os 3% restantes estão ligados a causas diversas.

“Cidades de vários estados brasileiros registram, desde outubro do ano passado, vários casos de alagamentos, vendavais, quedas de árvores, temporais e chuvas de granizo. Mas essas situações acontecem, principalmente, em meses específicos do ano. Por conta disso, já temos toda uma infraestrutura de atendimento voltada a concentrar esforços para atender a eventuais aumentos de demanda de localidades em que bens dos segurados sofreram algum dano por conta de precipitações climáticas” lembra Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros.

Um dado interessante é que há um aumento de 30% nas solicitações de guincho nos períodos de chuva de verão e o mesmo valor de equivalência nas solicitações de lavagem e higienização do carro pós-enchente. Outro detalhe é que, normalmente, as indenizações por perdas totais acontecem num índice de 1 para cada 100 sinistros. Porém, nos dias de chuva, esse índice sobre para 2 para cada 100 sinistros, em decorrência da água nas pistas, o que dificulta a frenagem ou pode colocar o carro numa situação de aquaplanagem.

Vale considerar que já fazem parte da cobertura básica do seguro Automóvel, sinistros em que há submersão parcial ou total do veículo em água doce proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados no subsolo. “Porém, é importante atentar para os cuidados de segurança e dirigibilidade. Caso já exista uma área afetada e o motorista insista em passar pelo alagamento, ele pode provocar panes mecânicas ou até mesmo colocar seu patrimônio e sua vida em risco. Portanto, orientamos os segurados a nunca se arriscar a entrar com o carro em locais alagados”, acrescenta Andreia.

Um incremento implementado na Assistência 24 Horas é que, ocorrendo eventos em decorrência de enchente e inundação, a Sompo Seguros providencia a remoção e, dependendo da franquia contratada, a limpeza e higienização das partes afetadas do veículo.

Outro fator que está bastante em evidência são as quedas de árvores. O Seguro Auto Sompo cobre queda acidental sobre o veículo de qualquer agente externo que não seja parte integrante ou não esteja nele afixado (queda de árvores, postes em temporais, tempestades). O seguro também tem cobertura contra queda de raios, incêndio ou explosão acidental e suas consequências.

Andreia alerta que a melhor saída é evitar sair de carro. Mas, caso não tenha outra alternativa, o motorista pode seguir as seguintes orientações:

  • Procure estacionar o veículo em local elevado e estacionamento fechado;
  • Caso não tenha estacionamento por perto, procure estacionar em ruas que não sejam aclives (subidas) ou declives (descidas), nem tampouco em ruas que ficam em regiões baixas, perto de declives;
  • Procure sempre tomar conhecimento das ruas e regiões com maior incidência de alagamentos e mude sua rota para não passar por elas;
  • Não enfrente a enchente. Essa é uma atitude que pode colocar sua vida em risco, além de provocar danos ao seu veículo;
  • Caso o nível de água esteja abaixo da metade da roda, procure acessar uma via próxima, sem avançar mais ainda na via alagada. Como não é possível observar o caminho em que está dirigindo, fica impossível saber dos obstáculos à sua frente (buracos, pedaços de madeira etc);
  • Caso seja apanhado pela enchente, abandone o carro caso a água atinja a altura do batente. A partir desse nível, o veículo pode começar a boiar, o que coloca sua vida em risco;
  • Em caso de enchente procure se abrigar em local seguro e coberto, longe da correnteza, de árvores ou correntes elétricas.

 

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

 

Informações para a imprensa:

Sompo Seguros

Departamento de Comunicação e Marketing

William Parron

Tels. (11) 3156-1451 / 97241-4382

E-mail:wparron@sompo.com.br

 

Sompo Seguros S.A.