Yasuda Marítima integra movimento Maio Amarelo com ações de conscientização sobre conduta no trânsito

A Yasuda Marítima, subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc. – um dos maiores grupos seguradores do mundo -, integra durante todo o mês de maio o movimento “Maio Amarelo”, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da boa conduta no trânsito. Como parte da iniciativa, uma série de ações voltadas tanto para colaboradores, quanto corretores, segurados e demais públicos com os quais a marca se relaciona serão desenvolvidas ao longo do mês.

Já para despertar a atenção, a companhia, que tem nas mídias sociais um canal expressivo de comunicação com o público, a partir do dia 6 de maio, vai mudar a cor de suas páginas no Facebook e LinkedIn, que ganham o amarelo no lugar do tradicional azul, característico da marca. Ao longo de todo o mês também serão postadas dicas de cuidados e boa conduta no trânsito em todos os canais. Materiais com informação e recursos de imagem serão disponibilizados para o visitante se informar, curtir e compartilhar com seus contatos.

Como já acontece normalmente, muitos corretores de seguros compartilham os posts da Yasuda Marítima que tenham finalidade de orientar o consumidor ou seja informação de utilidade pública. Pensando nisso, a equipe da companhia vai orientar a comunicação das peças justamente para que possam ser um meio de alcançar, esclarecer e conscientizar o maior número de pessoas possível.

Para os colaboradores também serão produzidos materiais informativos sobre o tema divulgados nos canais de comunicação internos da companhia. Outra ação será o Dia do Amarelo, quando todos na Yasuda Marítima serão convidados a vir com uma peça de roupa dessa cor para demonstrar apoio à iniciativa. Além disso, os colaboradores também serão convidados a contribuir com suas próprias dicas de segurança no trânsito.

Entre os assuntos abordados pela companhia estão a obediência às sinalizações de trânsito, a consciência para saber a hora de atravessar a rua, regras da Lei Seca, a importância de não utilizar o celular ao volante e sempre estar descansado ao dirigir. Todas as mensagens serão acompanhadas das hastags #‎MaioAmarelo e ‪#‎AtençãoPelaVida. Dados nacionais mostram que o número de vítimas no trânsito brasileiro é um dos maiores do mundo. O País gasta, em média, R$ 16,1 bilhões em decorrência de acidentes de trânsito. Por ano, cerca de 45 mil pessoas morrem nesse tipo de ocorrência e mais de 177 mil ficam feridas.

A participação da Yasuda Marítima no Movimento Maio Amarelo vai de encontro ao conceito “Bom Te Ver Bem!”, que passou a orientar as ações da companhia a partir de 2012 por meio de um novo ciclo de comunicação com o consumidor, com o objetivo de estimular atitudes positivas que propiciem qualidade de vida, bem como apresentar informações sobre a relevância do seguro no dia-a-dia das pessoas. Além da comunicação com o corretor de seguros, a companhia também criou uma marca específica e iniciou um ciclo de interação com o público por meio das mídias sociais.

“A mobilização é importante para que as pessoas estejam atentas ao problema, se sensibilizem e lembrem-se de ter uma conduta consciente no trânsito durante o ano inteiro. Compartilhar informações e incentivar atitudes positivas são passos de suma importância para revertermos o quadro atual e atingirmos o ideal de um trânsito mais harmônico e civilizado”, declara André Gouw, Gerente de Comunicação da Yasuda Marítima.

O Movimento Maio Amarelo

Na mesma linha de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” visa promover, no mundo inteiro, atividades voltadas à conscientização e ao amplo debate das responsabilidades do cidadão nos seus deslocamentos diários no trânsito.

O objetivo do movimento é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. Entre os segmentos envolvidos estão: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Este é o segundo ano do movimento. Em 2014 mais de 350 empresas e entidades do governo apoiaram a ação que conseguiu engajar mais 600 mil pessoas por meio das mídias sociais.